@article{REDE, author = {Christiana Profice}, title = { EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DILEMAS E DESAFIOS NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO}, journal = {REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA}, volume = {10}, number = {1}, year = {2016}, keywords = {Pesquisa em EA, PNEA, auto-eficácia}, abstract = { A Educação Ambiental (EA) surgiu como uma estratégia de conscientização ecológica e mobilização para a solução dos problemas ambientais locais e globais. A EA possui diretrizes que lhe orientam a problematizar o meio ambiente de modo transversal e interdisciplinar no ensino formal e não-formal. Apresentamos o panorama internacional e latino americano das pesquisas em EA. Discutimos as tendências da pesquisa em EA e de sua produção científica no Brasil e complementamos com dados atuais. Analisamos dados das investigações em EA do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (MDRMA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) entre 2001 e 2014. Constatamos que, apesar de julgarem o tema ambiental relevante e a EA pertinente, os educadores ainda não se sentem capacitados para conduzi-la. Ao final realizamos uma síntese crítica defendendo a ideia de que toda educação é ambiental e de que todo docente, em qualquer nível de ensino, é capaz de atuar na EA.}, issn = {1982-5528}, url = {http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/320} }