BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERGIPE - SIGNIFICADO, IDENTIDADE E ESCOLHA DE USOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DO COMITÊ (GESTÃO 2008-2010)

Autores

  • Alba Vívian Amaral Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB
  • Paulo Sérgio Maroti Universidade Federal de Sergipe, UFS

Palavras-chave:

Comitê de Bacia Hidrográfica, Rio Sergipe, Caracterização perceptiva.

Resumo

Tomando-se em consideração o contexto socioambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe frente a sua área de gestão, foram realizadas observações presenciais durante as reuniões (gestão 2008-2010), possibilitando sinalizar algumas dificuldades enfrentadas entre estrutura física, apoio logístico até a efetiva realização de uma gestão participativa. Neste contexto, foi executado um estudo de percepção ambiental em busca da análise e interpretação da realidade quanto às relações entre gestores e seu objeto de gestão. O trabalho objetivou caracterizar a expressão do significado, identidade e escolha de usos atribuídos a Bacia Hidrográfica. A coleta de informações deu-se a partir de entrevista semiestruturada e os resultados foram obtidos pelo tratamento, análise, descrição e interpretação das entrevistas. O estudo demonstra boas possibilidades de aplicabilidade dos resultados a partir das percepções obtidas, principalmente, no que diz respeito ao esclarecimento de termos técnicos e procedimentos realizados em Comitês de Bacia Hidrográfica.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Maroti, Universidade Federal de Sergipe, UFS
    Professor do Departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Figueiredo, A. V. A., & Maroti, P. S. (2011). BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERGIPE - SIGNIFICADO, IDENTIDADE E ESCOLHA DE USOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DO COMITÊ (GESTÃO 2008-2010). REDE - Revista Eletrônica Do PRODEMA, 7(2). https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/167