BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERGIPE - SIGNIFICADO, IDENTIDADE E ESCOLHA DE USOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DO COMITÊ (GESTÃO 2008-2010)

  • Alba Vívian Amaral Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB
  • Paulo Sérgio Maroti Universidade Federal de Sergipe, UFS

Resumo

Tomando-se em consideração o contexto socioambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe frente a sua área de gestão, foram realizadas observações presenciais durante as reuniões (gestão 2008-2010), possibilitando sinalizar algumas dificuldades enfrentadas entre estrutura física, apoio logístico até a efetiva realização de uma gestão participativa. Neste contexto, foi executado um estudo de percepção ambiental em busca da análise e interpretação da realidade quanto às relações entre gestores e seu objeto de gestão. O trabalho objetivou caracterizar a expressão do significado, identidade e escolha de usos atribuídos a Bacia Hidrográfica. A coleta de informações deu-se a partir de entrevista semiestruturada e os resultados foram obtidos pelo tratamento, análise, descrição e interpretação das entrevistas. O estudo demonstra boas possibilidades de aplicabilidade dos resultados a partir das percepções obtidas, principalmente, no que diz respeito ao esclarecimento de termos técnicos e procedimentos realizados em Comitês de Bacia Hidrográfica.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Maroti, Universidade Federal de Sergipe, UFS
Professor do Departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Como Citar
FIGUEIREDO, Alba Vívian Amaral; MAROTI, Paulo Sérgio. BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERGIPE - SIGNIFICADO, IDENTIDADE E ESCOLHA DE USOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DO COMITÊ (GESTÃO 2008-2010). REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 7, n. 2, nov. 2011. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/167>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Comitê de Bacia Hidrográfica; Rio Sergipe; Caracterização perceptiva.