ANÁLISE AMBIENTAL – UMA PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E NA PESQUISA
Resumo
O presente trabalho trata da análise do meio ambiente com base na interdisciplinaridade em nível de ensino e pesquisa. Parte do enfoque setorial e unitemático como meio de alcançar a interdisciplinaridade na análise do ambiente, na avaliação dos recursos naturais, na indicação dos limites de tolerância dos geossistemas e no ordenamento territorial através das práticas de zoneamento ecológico-econômico. Cada nível de abordagem é discutido em função dos seus objetivos fundamentais, nas relações interdisciplinares, nos procedimentos adotados e nos elementos de informações a serem obtidas. A estratégia metodológica utilizada expõe os sucessivos níveis de síntese, segundo as relações de causa e efeito entre os componentes dos sistemas ambientais. Apresenta breve tipologia dos geossistemas terrestres, considerando o modelo de evolução da dinâmica ambiental. Faz-se uma sucinta caracterização da ecodinâmica com base em preceitos de Tricart (1977), indicando-se as categorias de meios: estáveis, de transição e fortemente instáveis. O trabalho culmina com o significado e a importância da interdisciplinaridade na concepção do zoneamento ambiental e da sustentabilidade.
Palavras-chave
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.