ANÁLISE AMBIENTAL – UMA PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E NA PESQUISA

  • Marcos José Nogueira de Souza Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Vládia Pinto Vidal de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

O presente trabalho trata da análise do meio ambiente com base na interdisciplinaridade em nível de ensino e pesquisa. Parte do enfoque setorial e unitemático como meio de alcançar a interdisciplinaridade na análise do ambiente, na avaliação dos recursos naturais, na indicação dos limites de tolerância dos geossistemas e no ordenamento territorial através das práticas de zoneamento ecológico-econômico. Cada nível de abordagem é discutido em função dos seus objetivos fundamentais, nas relações interdisciplinares, nos procedimentos adotados e nos elementos de informações a serem obtidas. A estratégia metodológica utilizada expõe os sucessivos níveis de síntese, segundo as relações de causa e efeito entre os componentes dos sistemas ambientais. Apresenta breve tipologia dos geossistemas terrestres, considerando o modelo de evolução da dinâmica ambiental. Faz-se uma sucinta caracterização da ecodinâmica com base em preceitos de Tricart (1977), indicando-se as categorias de meios: estáveis, de transição e fortemente instáveis. O trabalho culmina com o significado e a importância da interdisciplinaridade na concepção do zoneamento ambiental e da sustentabilidade.

Como Citar
SOUZA, Marcos José Nogueira de; OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal de. ANÁLISE AMBIENTAL – UMA PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E NA PESQUISA. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 7, n. 2, nov. 2011. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/168>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Interdisciplinaridade; Análise Ambiental; Zoneamento.