A Importância da Qualidade da Água e os seus Múltiplos Usos: Caso Rio Almada, Sul da Bahia, Brasil

  • Juliana Rosa de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Maria Eugênia Bruck de Moraes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sérgio Luiz Sonoda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Haialla Carolina Rialli Galvão Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Resumo

A qualidade da água é aspecto indispensável quando se trata dos seus principais usos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água do rio Almada (Sul da Bahia), considerando suas variações temporais e espaciais, bem como identificar seus usos múltiplos e seu enquadramento com o estabelecido pela Resolução CONAMA nº 357/2005. A turbidez, os coliformes fecais, o pH e o oxigênio dissolvido apresentaram aumento em seus valores no período mais chuvoso, ao passo que a temperatura e a condutividade diminuíram no período menos chuvoso. Estas variáveis estiveram fora dos padrões estabelecidos pela legislação nos seis pontos amostrais escolhidos. Quanto aos usos da água, somente o ponto de coleta a montante da cidade de Coaraci (P1) notificou a modalidade de uso abastecimento urbano. Os demais pontos em que a densidade populacional é maior foram registradas atividades de pesca, navegação, recreação, diluição de efluentes e dessedentação animal.

Biografia dos Autores

Juliana Rosa de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, UESC, Brasil
Maria Eugênia Bruck de Moraes, Universidade Estadual de Santa Cruz
Graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e pós-doutorado em Análise e Planejamento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente ocupa o cargo de Professor Pleno no Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência nas áreas de Geografia e Ciências Ambientais, com ênfase em Análise e Planejamento Ambiental de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia da paisagem, planejamento urbano, geoprocessamento e ecologia e manejo de bacias hidrográficas.
Sérgio Luiz Sonoda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos- Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, zooplâncton e recursos hídricos.
Haialla Carolina Rialli Galvão Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Mestre em Sistemas Aquáticos Tropicais, UESB, Brasil
Como Citar
SOUZA, Juliana Rosa de et al. A Importância da Qualidade da Água e os seus Múltiplos Usos: Caso Rio Almada, Sul da Bahia, Brasil. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 8, n. 1, abr. 2014. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/217>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Recursos hídricos, Uso múltiplo da água, Rio Almada.