Avaliação das Pressões e Ameaças Ambientais sobre o Parque Nacional de Ubajara-Ceará: Uma perspectiva da Efetividade de Gestão

  • Bartolomeu Bueno Cunha Universidade Federal do Ceará
  • Rogério César Pereira Araújo Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

As pressões e ameaças crescentes, principalmente, devido aos fatores socioeconômicos e gestão ineficiente vêm colocando a biodiversidade dos Parques Nacionais brasileiros em risco. A identificação e avaliação desses fatores tornam-se essenciais para a execução do seu Plano de Manejo e a preservação da biodiversidade. Tomando o caso do Parque Nacional de Ubajara (PNU), Ceará, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade de gestão, sob o contexto das principais pressões e ameaças presentes no Parque. A abordagem utilizada neste estudo seguiu o método RAPPAM, o qual contém cinco componentes: (i) Perfil; (ii) Contexto; (iii) Planejamento; (iv) Insumos; e (iv) Processos. Com base em avaliações feitas por técnicos que atuam no PNU, os resultados revelaram que o índice de efetividade de gestão deste Parque mostrou-se moderadamente satisfatório, uma vez que mais de quarenta por cento dos fatores analisados apresentaram índice de efetividade de insatisfatório a pouco satisfatório.

Biografia do Autor

Bartolomeu Bueno Cunha, Universidade Federal do Ceará

Mestre em desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ecologia, Microbiologia e gestão de Unidades de Conservação.

Como Citar
CUNHA, Bartolomeu Bueno; ARAÚJO, Rogério César Pereira. Avaliação das Pressões e Ameaças Ambientais sobre o Parque Nacional de Ubajara-Ceará: Uma perspectiva da Efetividade de Gestão. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 8, n. 1, abr. 2014. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/225>. Acesso em: 05 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Gestão, Efetividade, Parque Nacional de Ubajara.