ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIOMASSA COMO FONTE DE ENERGIA

  • Ane Caroline Pereira Borges Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Marcelo Santana Silva Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Carine Tondo Alves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Ednildo Andrade Torres Universidade Federal da Bahia - UFBA

Resumo



Os problemas ambientais da atualidade, causados principalmente pelas emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE’s), a partir da queima de combustíveis fósseis, utilizados especialmente para geração de energia e no setor de transporte, veem preocupando boa parte dos grupos de pesquisa e grandes laboratórios climáticos pelo mundo. A busca por fontes alternativas na matriz energética e por combustíveis mais limpos é cada vez maior, e uma dessas principais alternativas é o emprego da biomassa. O Brasil possui um grande potencial para esta revolução energética. O presente estudo consiste em uma pesquisa empírica e de caráter qualitativo, que utilizou como ferramental a revisão de literatura com investigação exploratória. Constatou-se que o Brasil realmente apresenta um grande potencial com relação às diversas fontes energéticas, em especial às fontes renováveis.

Biografia dos Autores

Ane Caroline Pereira Borges, Universidade Federal da Bahia - UFBA
Engenheira quimica (UNIFACS) e Mestre em Engenharia Industrial (PEI/UFBA) e Doutoranda em Energia e Ambiente (CIENAM/UFBA)
Marcelo Santana Silva, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Economista (UESC), Mestre e Doutor em Energia e Ambiente (CIENAM/UFBA)

Professor do Instituto Federal da Bahia - IFBA e Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI-UFBA).

Carine Tondo Alves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Engenheira quimica (UFSM), Mestre e Doutora em Engeharia Industrial (PEI).

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI-UFBA).

 

Ednildo Andrade Torres, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Engenheira mecânico (UFBA), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica (UNICAMP).

Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Escola Politécnica e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI-UFBA).

Publicado
02/03/2017
Como Citar
BORGES, Ane Caroline Pereira et al. ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIOMASSA COMO FONTE DE ENERGIA. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/239>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Energias renováveis; Biomassa; Matriz energética