A CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PELO NITRATO: O PANORAMA DO PROBLEMA NO BRASIL, SUAS CONSEQUÊNCIAS E AS SOLUÇÕES POTENCIAIS

  • Darleila Damasceno Costa Universidade do Estado se Santa Catarina
  • Aniela Pinto Kempka Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Everton Skoronski Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo


A contaminação de águas subterrâneas por nitratos provém principalmente do uso excessivo de fertilizantes e da disposição de resíduos animais, urbanos e industriais. Isso pode causar riscos potenciais à saúde para crianças e mulheres grávidas, limitando assim o uso direto dos recursos de água subterrânea para o consumo humano. As técnicas capazes de eliminação de nitrato são de troca iônica, osmose reversa e eletrodiálise. Existe um interesse considerável no desenvolvimento de técnicas alternativas de tratamento para remover o nitrato de águas contaminadas que ofereçam bons resultados e  um custo efetivo. Diversos métodos químicos e biológicos vêm sendo submetidos a avaliação para tal efeito. Este artigo objetiva divulgar os problemas relacionados à contaminação por nitrato em águas para abastecimento, bem como as tecnologias que podem ser empregadas para resolução deste problema ambiental e de saúde pública.


Biografia dos Autores

Darleila Damasceno Costa, Universidade do Estado se Santa Catarina
Laboratório de Tratamento de Águas e Resíduos, Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages/SC.
Aniela Pinto Kempka, Universidade do Estado de Santa Catarina
Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, Universidade do Estado de Santa Catarina, Pinhalzinho/SC.
Everton Skoronski, Universidade do Estado de Santa Catarina
Laboratório de Tratamento de Águas e Resíduos, Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages/SC.
Publicado
04/03/2017
Como Citar
COSTA, Darleila Damasceno; KEMPKA, Aniela Pinto; SKORONSKI, Everton. A CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PELO NITRATO: O PANORAMA DO PROBLEMA NO BRASIL, SUAS CONSEQUÊNCIAS E AS SOLUÇÕES POTENCIAIS. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/338>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Nitrato. Potabilidade. Águas subterrâneas.