O PAPEL DOS CIDADÃOS NA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E PEGADA DE CARBONO NA REGIÃO DE AVEIRO

  • Myriam Lopes Universidade de Aveiro & CESAM
  • Sara Silva Universidade de Aveiro
  • Sílvia Coelho Universidade de Aveiro
  • Sandra Rafael Universidade de Aveiro
  • Vera Rodrigues Universidade de Aveiro

Resumo


Atualmente as cidades europeias sofrem pressões ambientais relacionadas com eventos climáticos extremos resultantes da alteração climática, assim como episódios de poluição atmosférica com efeitos dramáticos na saúde e na qualidade de vida humana. O projeto ClairCity (Citizens-led airpollutionreduction in cities) tem como principal objetivo contribuir para o envolvimento dos cidadãos nas temáticas da poluição atmosférica e das emissões de carbono nas cidades Europeias, assumindo o papel primordial do cidadão como contribuidor para o problema, mas também como ator principal na sua solução. De forma inovadora, o ClairCity coloca o cidadão no centro da estratégia para a definição das melhores soluções de combate à poluição atmosférica e às alterações climáticas. As soluções a equacionar ao nível local envolvem decisores políticos, stakeholders, instituições, empresas e ONGs, lançando a questão de como gostariam os cidadãos de viver, trabalhar e viajar na sua cidade no futuro. O ClairCity é um projeto europeu com a duração de quatro anos, envolvendo a participação dos cidadãos e autoridades locais de seis cidades e regiões europeias. Em Portugal, a Região de Aveiro é objeto de estudo do ClairCity, assumindo os onze municípios da Região um papel essencial na concretização dos objetivos do projeto. Neste trabalho será apresentada uma caraterização dos municípios da Região de Aveiro, focalizada no comportamento, atividades e práticas, que permitirá o desenvolvimento de uma metodologia de quantificação do papel dos cidadãos na melhoria da qualidade do ar e na redução da pegada de carbono tendo por base cenários futuros com o horizonte de 2025, 2035 e 2050.


Palavras-chave: poluição atmosférica; pegada de carbono. região de Aveiro; comportamento dos cidadãos; cenários futuros



Biografia dos Autores

Myriam Lopes, Universidade de Aveiro & CESAM
Professora Auxiliar do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e investigadora do Laboratório Associado CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar), é Engenheira do Ambiente com Mestrado em Poluição Atmosférica e Doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente.
Sara Silva, Universidade de Aveiro
Bolseira de Investigação do Departamento de Ambiente e Ordenamento & CESAM, Universidade de Aveiro
Sílvia Coelho, Universidade de Aveiro
Bolseira de Doutoramento do Departamento de Ambiente e Ordenamento & CESAM, Universidade de Aveiro
Sandra Rafael, Universidade de Aveiro
Bolseira de Doutoramento do Departamento de Ambiente e Ordenamento & CESAM, Universidade de Aveiro
Vera Rodrigues, Universidade de Aveiro
Bolseira de Pós-Doutoramento do Departamento de Ambiente e Ordenamento & CESAM, Universidade de Aveiro
Publicado
15/01/2018
Como Citar
LOPES, Myriam et al. O PAPEL DOS CIDADÃOS NA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E PEGADA DE CARBONO NA REGIÃO DE AVEIRO. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 11, n. 1, jan. 2018. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/472>. Acesso em: 20 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede.v11i1.472.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Avaliação e Monitoramento Ambiental, Gestão Ambiental