GEOTURISMO COMO ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DA GEODIVERSIDADE NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NASCENTES DO RIO VERMELHO (GO)

  • Karla Maria Silva de Faria Universidade Federal de Goiás
  • Gervársio Barbosa Soares Neto, Sr Instituto Federal de Brasilia

Resumo

O objetivo do artigo foi o de  avaliar o potencial geoturístico na APA Nascentes do Rio Vermelho, como estratégia para conservação da geodiversidade, que foi alcançado com seleção de ambientes explorados pelo turismo, trabalhos de campo entre 2016 e 2018, para reconhecimento de  potencialidades de exploração da geodiversidade, avaliação da qualidade ambiental dos atrativos, elaboração de perfis topográficos e entrevistas com gestores de unidade de conservação e guias. Os resultados corroboram a potencialidade para exploração geoturística da APA, mas indica a necessidade de capacitação da população local e preparo dos atrativos com elementos didáticos que apresentem os valores sistêmicos, científico, pedagógico, cultural dos sítios geológicos aos visitantes. 


Palavras chave: Unidade de Conservação, potenciaidade, Qualidade ambiental de trilha, capacitação local.

Biografia dos Autores

Karla Maria Silva de Faria, Universidade Federal de Goiás

Mestre e  Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Instituto de Estudos Sócio Ambientais, vinculada aos programa de Pós Graduação em Geografia e em Ciências Ambientais. 

Gervársio Barbosa Soares Neto, Sr, Instituto Federal de Brasilia

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasilia.

Publicado
27/12/2019
Como Citar
FARIA, Karla Maria Silva de; SOARES NETO, Gervársio Barbosa. GEOTURISMO COMO ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DA GEODIVERSIDADE NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NASCENTES DO RIO VERMELHO (GO). REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 101-111, dez. 2019. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/582>. Acesso em: 19 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2019.1301.09.
Seção
Artigos