SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL OU PRODUÇÃO MAIS LIMPA? ESTUDO DE CASO NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES COM LAVANDERIA, TERESINA, PIAUÍ

  • Francisco Francirlar Nunes Bezerra Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Lira Monteiro Universidade Federal do Piauí

Resumo

Este artigo analisa se as indústrias de confecções estabelecidas em Teresina, especificamente, as que possuem lavanderias industriais, internalizam no processo de produção medidas de proteção ambiental, particularmente, o sistema de gestão ambiental e de produção mais limpa. Sendo assim, aborda-se os processos produtivos em implementação nas indústrias do setor de confecção e as vantagens e desvantagens econômicas, sociais e ambientais derivadas do emprego de medidas comprometidas com a prudência ambiental. Para a consecução do objetivo, fez-se levantamento bibliográfico e estatístico e, pesquisa de campo, através da aplicação de questionários e entrevistas aos oito industriais do setor. Donde se concluiu que nenhuma empresa investigada estabeleceu política ambiental e, nem um sistema de gestão ambiental consolidado, todavia ressalta-se que apenas duas executaram a produção mais limpa.
Como Citar
BEZERRA, Francisco Francirlar Nunes; MONTEIRO, Maria do Socorro Lira. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL OU PRODUÇÃO MAIS LIMPA? ESTUDO DE CASO NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES COM LAVANDERIA, TERESINA, PIAUÍ. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 3, n. 1, jun. 2009. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/19>. Acesso em: 02 maio 2024.
Seção
Artigos