ESCOLHA SOCIAL E PROVISÃO DE QUALIDADE AMBIENTAL POR UM GOVERNO LEVIATHAN: um modelo de otimização para sítios de recreação
Resumo
Este estudo apresenta um modelo de demanda-provisão de qualidade de sítios de recreação. Um governo Leviathan coleta taxas sobre usuários de sítios de recreação no intuito de maximizar sua arrecadação e prover melhorias de qualidade para atender a demanda. Este artigo deriva as condições de eficiência para um governo auto-interessado que visa maximizar arrecadação sujeita a função de demanda para qualidade de sítio, os custos de provisão, as preferências do consumidor “representativo”, e a condição de equilíbrio do orçamento do governo. Os resultados mostram que o governo deve levar em consideração três impactos econômicos no sentido de manter a provisão eficiente e a alocação de qualidade de sítio: o impacto da taxa sobre a qualidade, o impacto dos gastos governamentais, e o impacto das preferências individuais.
Como Citar
ARAÚJO, Rogério César Pereira de.
ESCOLHA SOCIAL E PROVISÃO DE QUALIDADE AMBIENTAL POR UM GOVERNO LEVIATHAN: um modelo de otimização para sítios de recreação.
REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 1, mar. 2009.
ISSN 1982-5528.
Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/2>. Acesso em: 03 maio 2025.
Edição
Seção
Artigos
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.