O Impacto do Turismo em Ambientes Recifais: Caso Praia Seixas-Penha, Paraíba, Brasil

  • Rodrigo de Sousa Melo Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Ruceline Paiva Melo Lins Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Christinne Costa Eloy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Resumo

Os ambientes recifais atraem, anualmente, um contingente de visitantes ávidos pelo divertimento e conhecimento da biodiversidade marinha, gerando um aporte financeiro significativo para as economias dos destinos turísticos. No entanto, o turismo nesses ambientes reveste-se de um caráter destrutivo para a biodiversidade local quando desvinculado de um processo de planejamento. Este artigo tem como objetivo apresentar análise da distribuição da cnidofauna em áreas com e sem uso turístico-recreativo, nos ambientes recifais entre as praias dos Seixas e Penha, em João Pessoa (Paraíba-Brasil). Nos procedimentos metodológicos foram definidos três pontos amostrais, dois com uso turístico-recreativo e um sem. Como resultados foram identificadas cinco espécies de corais escleractínios, quatro de zoantídeos, e uma de hidroide calcário. A maior biodiversidade foi observada na área sem uso turístico-recreativo, o que pode indicar a possível perturbação ocasionada por estas atividades realizadas sem um planejamento com base nos princípios do turismo sustentável.    

Biografia dos Autores

Rodrigo de Sousa Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPB). Professor Assistente do Curso de Turismo. Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba-PI).

Ruceline Paiva Melo Lins, Universidade Federal do Piauí - UFPI
Doutora em Recursos Naturais (UFCG). Professor Adjunta do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba-PI)
Christinne Costa Eloy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Mestra em Ciências Biológicas (UFPB). Professora Efetiva do Curso de Meio Ambiente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Campus Cabedelo (PB)
Como Citar
MELO, Rodrigo de Sousa; LINS, Ruceline Paiva Melo; ELOY, Christinne Costa. O Impacto do Turismo em Ambientes Recifais: Caso Praia Seixas-Penha, Paraíba, Brasil. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 8, n. 1, abr. 2014. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/226>. Acesso em: 05 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Cnidofauna. Ambientes recifais. Planejamento turístico-recreativo.