Turismo de Base Comunitária: Possibilidades para o Monumento Natural Grota do Angico e o Projeto de Assentamento Jacaré-Curituba

  • Pricylla Wanna Lopes Xavier Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Paula Daniele Mendonça Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Jessika Kellyane Silva Leite Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Gilberto Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo


Sabe-se que o turismo pode ser entendido como um elemento de indução do desenvolvimento socioeconomico, desde que sua implementação ocorra de maneira endógena e planejada. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades de implantação do turismo de base comunitária no Monumento Natural Grota do Angico e no Projeto de Assentamento Jacaré-Curituba localizado na divisa entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco no estado de Sergipe. Buscou-se conhecer como o turismo ocorre no local, os atores envolvidos, além de apontar as possibilidades de desenvolvimento do turismo de base comunitária que integre o Assentamento e a MONA. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa, com pesquisas de campo, bibliográficas, documentais, e entrevistas realizadas com o gestor do Monumento, empresários e lideres comunitários. Os resultados permitiram conhecer a dinâmica do turismo na localidade e apontar como o turismo de base comunitária pode vir a contribuir para a melhoria das condições de vida da população residente no assentamento, maior preservação da Unidade de Conservação, participação e gestão endógena da comunidade e um desenvolvimento mais sustentável do turismo.


Palavras-chave: Assentamento, Turismo, Unidade de Conservação

Biografia dos Autores

Pricylla Wanna Lopes Xavier, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPE. Graduada em Turismo UFRN /RN.
Paula Daniele Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Atualmente é Analista em Gestão Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente- CPRH, lotada no Núcleo de Avaliação de Impactos Ambientais - NAIA .

Jessika Kellyane Silva Leite, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA - Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória - PE.
Gilberto Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Biólogo (1991), Mestre em Ecologia (1996). Doutor em Ecologia (Naturwisenschaftlich pela Technische Universität Carolo Wilhelmina Brauschweig, Alemanha, 2001). Professor adjunto do Depto. de Zoologia, Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Biologia Animal e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente [PRODEMA] da UFPE.
Publicado
06/03/2017
Como Citar
XAVIER, Pricylla Wanna Lopes et al. Turismo de Base Comunitária: Possibilidades para o Monumento Natural Grota do Angico e o Projeto de Assentamento Jacaré-Curituba. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 11, n. 1, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/287>. Acesso em: 04 maio 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede.v11i1.287.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Assentamento; Turismo; Unidade de Conservação.