VIRTUDES E FALÁCIAS DO MARKETING VERDE E CONSUMO SUSTENTÁVEL: A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM TERESINA, PIAUÍ
Resumo
Este artigo discute a influência do Marketing Verde nos comportamentos de consumo responsável, considerando a percepção dos consumidores sobre: a política de sustentabilidade das empresas ofertantes de produtos e serviços; qual o principal agente responsável pela qualidade/conservação do meio ambiente; a escala de influências no processo de decisão de compra e os comportamentos de consumo mais praticados. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com técnica de amostragem não probabilística, por amostras intencionais e por julgamento. Foram aplicados questionários eletrônicos a 124 servidores públicos (docentes e técnico-administrativos), de ambos os sexos, acima de 18 anos, lotados em três instituições públicas de ensino de Teresina, Piauí. Foi constatado que os respondentes estão expostos e influenciados pelo marketing verde, tendo comportamentos de eficiência/economia, reciclagem e planejamento/reflexão, a existência do greenwashing, a política de sustentabilidade das organizações como oportunidade para compartilhar responsabilidades e o papel destaque do governo e do cliente-consumidor no processo.
Palavras-chave
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