VIRTUDES E FALÁCIAS DO MARKETING VERDE E CONSUMO SUSTENTÁVEL: A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM TERESINA, PIAUÍ

  • Anaítes Maria de Moraes Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Wilza Gomes Reis Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumo


Este artigo discute a influência do Marketing Verde nos comportamentos de consumo responsável, considerando a percepção dos consumidores sobre: a política de sustentabilidade das empresas ofertantes de produtos e serviços; qual o principal agente responsável pela qualidade/conservação do meio ambiente; a escala de influências no processo de decisão de compra e os comportamentos de consumo mais praticados. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com técnica de amostragem não probabilística, por amostras intencionais e por julgamento. Foram aplicados questionários eletrônicos a 124 servidores públicos (docentes e técnico-administrativos), de ambos os sexos, acima de 18 anos, lotados em três instituições públicas de ensino de Teresina, Piauí. Foi constatado que os respondentes estão expostos e influenciados pelo marketing verde, tendo comportamentos de eficiência/economia, reciclagem e planejamento/reflexão, a existência do greenwashing, a política de sustentabilidade das organizações como oportunidade para compartilhar responsabilidades e o papel destaque do governo e do cliente-consumidor no processo.




Biografia dos Autores

Anaítes Maria de Moraes Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI/PRODEMA 2014), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Empresas e Pessoas, Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Inglês e Bacharelado em Administração. Possui experiência na área de Gestão de Pessoas e como docente em várias disciplinas na área de administração. Desde 2009 é Administradora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
Wilza Gomes Reis Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Arquiteta, Doutora em Engenharia Agrícola, Mestre em Arquitetura e Urbanismo,  Professora Associada do Departamento de Construção Civil e Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro da Rede Iberoamericana Proterra e da Rede TerraBrasil.
Publicado
12/11/2015
Como Citar
SILVA, Anaítes Maria de Moraes; LOPES, Wilza Gomes Reis. VIRTUDES E FALÁCIAS DO MARKETING VERDE E CONSUMO SUSTENTÁVEL: A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM TERESINA, PIAUÍ. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 8, n. 2, nov. 2015. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/294>. Acesso em: 03 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Consumo responsável; Greenwashing; Marketing Verde.