USO DO RIAM NA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE CURTUMES

  • Leonardo Madeira Martins Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • José Machado Moita Neto Universidade Federal do Piauí

Resumo


O curtume é uma atividade de potencial poluidor elevado. Portanto, a sua instalação ou operação requerem uma avaliação de impactos ambientais. No Brasil esta avaliação é obrigatória para a atividade conforme a legislação ambiental vigente. Neste sentido, o presente artigo almejou a avaliação do método The Rapid Impact Assessment Matrix (RIAM), em curtumes em operação no território brasileiro. Os resultados mostraram que o RIAM é uma ferramenta alternativa adequada quando aplicada em curtumes, pois permitiu, além da identificação e avaliação de impactos, a valoração e qualificação dos mesmos de forma simplificada e compreensível, apontando os aspectos ambientais mais frágeis no processo de licenciamento ambiental que necessitam uma maior atenção quanto à mitigação dos impactos adversos.

Biografia dos Autores

Leonardo Madeira Martins, Centro Universitário UNINOVAFAPI
Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
José Machado Moita Neto, Universidade Federal do Piauí
Professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Ciências Ambientais. Orientador de Doutorado em Química. Orientador de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Publicado
14/12/2015
Como Citar
MARTINS, Leonardo Madeira; MOITA NETO, José Machado. USO DO RIAM NA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE CURTUMES. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 9, n. 2, dez. 2015. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/295>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

curtume; avaliação de impactos ambientais; RIAM.