ZONEAMENTO AMBIENTAL E FUNCIONAL DO BAIXO CURSO DO RIO PUNGUÉ, MUNICÍPIO DA BEIRA/MOÇAMBIQUE

  • Gudo Bai Armando Maidjelele UFC
  • Edson Vicente Da Silva UFC
  • Júlio Acácio António Pacheco Universidade Zambeze-Mocambique
  • Lúcio Correia Miranda UFC

Resumo

O presente artigo analisa e diagnostica as condições socioambientais da planície fluviomarinha do rio Pungué, em Moçambique, de forma a subsidiar a efetivação de propostas de gestão ambiental do ecossistema manguezal. Os procedimentos técnico-metodológicos da pesquisa basearam-se em discussões e estudos teóricos de análise geossistêmica, através de coleta de dados secundários, revisão bibliográfica, interpretação de imagens de satélite, acervo cartográfico e levantamentos de campo. A interpretação dos dados primários e secundários propiciou a elaboração de um diagnóstico integrado onde se apresentam informações referentes aos problemas, às limitações e às potencialidades da planície fluviomarinha do rio Pungué. Com base no diagnóstico realizado, propõe-se um zoneamento ambiental-funcional no qual se agregam algumas alternativas para um possível plano de gestão ambiental integrado e participativo, objetivando a ordenação dos diferentes ambientes do Baixo Curso do rio Pungué.
Palavras-chave: Diagnóstico Ambiental; Gestão Territorial; Rio Pungué


Biografia dos Autores

Gudo Bai Armando Maidjelele, UFC
Mestrando do  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar em Sustentabilidade e  Áreas Costeiras.
Edson Vicente Da Silva, UFC
Professor Titular do Departamento de Geografia/UFC, Brasil
Júlio Acácio António Pacheco, Universidade Zambeze-Mocambique
Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais da Universidade Zambeze, Moçambique
Lúcio Correia Miranda, UFC
Doutorando do  Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará
Publicado
04/03/2017
Como Citar
MAIDJELELE, Gudo Bai Armando et al. ZONEAMENTO AMBIENTAL E FUNCIONAL DO BAIXO CURSO DO RIO PUNGUÉ, MUNICÍPIO DA BEIRA/MOÇAMBIQUE. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 11, n. 1, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/318>. Acesso em: 03 maio 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede.v11i1.318.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Zoneamento Ambiental; Gestão Territorial; Rio Pungué