EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DILEMAS E DESAFIOS NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO
Resumo
A Educação Ambiental (EA) surgiu como uma estratégia de conscientização ecológica e mobilização para a solução dos problemas ambientais locais e globais. A EA possui diretrizes que lhe orientam a problematizar o meio ambiente de modo transversal e interdisciplinar no ensino formal e não-formal. Apresentamos o panorama internacional e latino americano das pesquisas em EA. Discutimos as tendências da pesquisa em EA e de sua produção científica no Brasil e complementamos com dados atuais. Analisamos dados das investigações em EA do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (MDRMA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) entre 2001 e 2014. Constatamos que, apesar de julgarem o tema ambiental relevante e a EA pertinente, os educadores ainda não se sentem capacitados para conduzi-la. Ao final realizamos uma síntese crítica defendendo a ideia de que toda educação é ambiental e de que todo docente, em qualquer nível de ensino, é capaz de atuar na EA.
Palavras-chave
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.