EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DILEMAS E DESAFIOS NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO

  • Christiana Cabicieri Profice Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo


A Educação Ambiental (EA) surgiu como uma estratégia de conscientização ecológica e mobilização para a solução dos problemas ambientais locais e globais. A EA possui diretrizes que lhe orientam a problematizar o meio ambiente de modo transversal e interdisciplinar no ensino formal e não-formal. Apresentamos o panorama internacional e latino americano das pesquisas em EA. Discutimos as tendências da pesquisa em EA e de sua produção científica no Brasil e complementamos com dados atuais.  Analisamos dados das investigações em EA do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (MDRMA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) entre 2001 e 2014. Constatamos que, apesar de julgarem o tema ambiental relevante e a EA pertinente, os educadores ainda não se sentem capacitados para conduzi-la. Ao final realizamos uma síntese crítica defendendo a ideia de que toda educação é ambiental e de que todo docente, em qualquer nível de ensino, é capaz de atuar na EA.

Biografia do Autor

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professora Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESC. Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA
Publicado
01/04/2016
Como Citar
PROFICE, Christiana Cabicieri. EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DILEMAS E DESAFIOS NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 1, abr. 2016. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/320>. Acesso em: 19 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Pesquisa em EA, PNEA, auto-eficácia