METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: CASO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, ESTADO DO CEARÁ

  • Cleyber Nascimento de Medeiros IPECE
  • Marcos José Nogueira de Souza UECE

Resumo


A vulnerabilidade socioambiental congrega um conjunto de fatores ambientais e sociais que podem diminuir ou aumentar o(s) risco(s) no qual o ser humano, individualmente ou em grupo, está exposto nas diversas situações da sua vida. Neste contexto, este artigo objetiva desenvolver uma metodologia que possibilite mapear este fenômeno, tendo como estudo de caso o município de Caucaia. Deste modo, por meio da análise integrada, usando ferramentas de geoprocessamento, dos mapas de vulnerabilidade ambiental e social identificaram-se as áreas com incidência de alta vulnerabilidade socioambiental. Estes lugares configuram-se, em sua maioria, pela ocupação irregular de locais de alta vulnerabilidade ambiental pela população em situação desfavorável no tocante à renda per capita, educação e moradia, como por exemplo, a invasão de dunas móveis e planícies fluviais. Nessa perspectiva, o mapeamento da vulnerabilidade socioambiental visa contribuir para o planejamento de ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável, subsidiando, efetivamente, o processo de planejamento territorial.

Biografia dos Autores

Cleyber Nascimento de Medeiros, IPECE
Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Marcos José Nogueira de Souza, UECE
Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE.
Publicado
14/06/2016
Como Citar
MEDEIROS, Cleyber Nascimento de; SOUZA, Marcos José Nogueira de. METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: CASO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, ESTADO DO CEARÁ. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 1, jun. 2016. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/341>. Acesso em: 19 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

SIG, Vulnerabilidade socioambiental, Planejamento territorial.