COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NAS ESCOLAS – COM-VIDA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MA.

  • Evadilson da Silva Costa Universidade Federal do Piauí
  • Denis Barros de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumo

Resumo

 

O presente trabalho é uma análise das COM-VIDAS, estratégia da Educação Ambiental em Caxias - MA, que procurou identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas, bem como, as suas contribuições para EA como política na educação. Este colegiado é uma nova organização nas escolas brasileiras, que surgiu dos anseios dos jovens por espaços de debates, de realizações de ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. É uma pesquisa qualitativa, na estratégia de estudo de caso, utilizou-se da análise documental, observação e aplicação de questionário para coleta de dados, abrangendo o Núcleo Mobilizador de quatro escolas municipais, envolvendo 16 sujeitos. Foram identificadas várias atividades de EA, que em sua na maioria se insere na vertente de EA conservadora, mas que provocaram mudanças significativas no fazer pedagógico das escolas, pois evidencia melhorias na infraestrutura da escola, na aprendizagem e na participação dos envolvidos.

Biografia dos Autores

Evadilson da Silva Costa, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPI

 

Denis Barros de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Doutorado em Psicologia Social - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Publicado
01/01/2021
Como Citar
COSTA, Evadilson da Silva; CARVALHO, Denis Barros de. COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NAS ESCOLAS – COM-VIDA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MA.. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 51-68, jan. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/343>. Acesso em: 25 fev. 2021.

Palavras-chave

Educação Ambiental, COM-VIDA, Colegiado