DESEMPENHO DE ETES DE LAVANDERIAS TÊXTEIS DO POLO DE CONFECÇÕES DO MUNICÍPIO DE CARAUARU, AGRESTE PERNAMBUCANO, QUE UTILIZAM PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS

  • George George Marcio Queiroga Instituto de Tecnologia de Pernambuco
  • Eliete Zanardi Lamardo Universidade Federal de Pernambuco
  • Daniele de Castro Pessoa de Melo Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Resumo

O beneficiamento do jeans, uma das principais atividades do polo de confecções do Agreste pernambucano, consome grande quantidade de água e gera efluentes altamente contaminantes. Assim, este trabalho objetivou avaliar o desempenho de duas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) de lavanderias têxteis que utilizam processos físico-químicos, localizadas no município de Caruaru, Pernambuco (PE). O processo físico-químico empregado na lavanderia 1 consiste de coagulação-floculação e utilização de tanino como coagulante, enquanto o processo da lavanderia 2 é constituído por coagulação-floculação-aeração com sulfato de alumínio. Com base nos padrões de lançamento estabelecidos pela legislação brasileira, indicadores de qualidade dos efluentes brutos e tratados de ambas lavanderias, monitorados entre 2013 e 2015, foram utilizados para avaliar o desempenho desses processos. A análise de capacidade (Cpk) dos tratamentos de efluente foi utilizada para estabelecer o melhor processo e indicou como capaz o processo da lavanderia 1 e muito incapaz o processo da lavanderia 2.


 

Publicado
21/05/2020
Como Citar
QUEIROGA, George George Marcio; LAMARDO, Eliete Zanardi; DE MELO, Daniele de Castro Pessoa. DESEMPENHO DE ETES DE LAVANDERIAS TÊXTEIS DO POLO DE CONFECÇÕES DO MUNICÍPIO DE CARAUARU, AGRESTE PERNAMBUCANO, QUE UTILIZAM PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 55-71, maio 2020. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/367>. Acesso em: 16 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2019.1302.04.