DESEMPENHO DE ETES DE LAVANDERIAS TÊXTEIS DO POLO DE CONFECÇÕES DO MUNICÍPIO DE CARAUARU, AGRESTE PERNAMBUCANO, QUE UTILIZAM PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS
Resumo
O beneficiamento do jeans, uma das principais atividades do polo de confecções do Agreste pernambucano, consome grande quantidade de água e gera efluentes altamente contaminantes. Assim, este trabalho objetivou avaliar o desempenho de duas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) de lavanderias têxteis que utilizam processos físico-químicos, localizadas no município de Caruaru, Pernambuco (PE). O processo físico-químico empregado na lavanderia 1 consiste de coagulação-floculação e utilização de tanino como coagulante, enquanto o processo da lavanderia 2 é constituído por coagulação-floculação-aeração com sulfato de alumínio. Com base nos padrões de lançamento estabelecidos pela legislação brasileira, indicadores de qualidade dos efluentes brutos e tratados de ambas lavanderias, monitorados entre 2013 e 2015, foram utilizados para avaliar o desempenho desses processos. A análise de capacidade (Cpk) dos tratamentos de efluente foi utilizada para estabelecer o melhor processo e indicou como capaz o processo da lavanderia 1 e muito incapaz o processo da lavanderia 2.
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.