Determinantes socioeconômicos e ambentais no potencial urbano da bacia hidrográfica do Rio Una, Ibiúna, SP

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • José Carlos de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Jocy Ana Paixao de Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • José Luiz Albuquerque Filho Instituto de Pesquisas Tecnológicas
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O estudo objetivou avaliar as condições socioeconômicas e ambientais da bacia do Una, Ibiúna, São Paulo, e identificar o potencial de expansão urbana. Foi realizada a correlação e a regressão múltipla das informações socioeconômicas do censo demográfico (demografia, renda, educação e saneamento ambiental) a partir da seleção de setores censitários que compõe a bacia e espacializadas com a interpolação do inverso do quadrado da distância. Juntamente com a informação ambiental derivada do mapeamento da ocupação da bacia foi obtido o potencial urbano através da análise multicritério por meio de técnicas de análise de processo hierárquicas e combinação linear ponderada. Houve um aumento de famílias e pessoas alfabetizadas, com forte associação entre a taxa de domicílios e a existência de banheiro e fossa séptica, além da taxa de residente com as taxas de saneamento ambiental. As áreas mais favoráveis para a expansão urbana estão localizadas ao norte da bacia.

Biografia dos Autores

Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Doutorando em Ciências Ambientais.Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo
José Carlos de Souza, Universidade Estadual de Goiás
Doutorando em Ciências Ambientais.Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.Docente da Universidade Estadual de Goiás.
Jocy Ana Paixao de Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Engenheira Florestal. Mestranda em Ciências Ambientais.Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.

José Luiz Albuquerque Filho, Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Geólogo. Doutor em Geociências e Meio Ambiente. Hidrogeólogo Pesquisador III e chefe do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (Labgeo) do Centro de Tecnologias Geoambientais (CTGeo ) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Geógrafo. Mestre e Doutor em Geociências e Meio Ambiente. Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.

Publicado
03/03/2017
Como Citar
LOPES, Elfany Reis do Nascimento et al. Determinantes socioeconômicos e ambentais no potencial urbano da bacia hidrográfica do Rio Una, Ibiúna, SP. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/370>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Crescimento Urbano; Conservação; Planejamento Ambiental