CLASSIFICAÇÃO GEOBIA APLICADA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MONTE ALEGRE

  • Saulo de Oliveira Folharini UNICAMP
  • Sirius Oliveira Souza UNICAMP

Resumo

A gestão de bacias hidrográficas adota mecanismos legais e técnicos que aplicados no território têm por objetivo melhorar a qualidade ambiental. Entre os mecanismos técnicos, a interpretação e classificação de imagens de satélite é amplamente difundida nos estudos de planejamento. Uma possibilidade de classificação, que ganha importância na atualidade é a GEOBIA (Geographic Object Based Image Analysis) que interpreta, além dos padrões espectrais da imagem, os padrões de forma dos objetivos captados pelo sensor, tornando a classificação mais acurada. Portanto, ao ser aplicada em imagens de alta resolução Rapideye os resultados são mais detalhados, tornando esse método de classificação indicado ao planejamento de microbacias hidrográficas. O objetivo do presente estudo foi realizar um diagnóstico do uso e ocupação da bacia do córrego Monte Alegre aplicando a técnica GEOBIA, testando sua acurácia com pontos validados em campo. Os resultados demonstraram que a microbacia tem mais de 75% de sua área ocupada por algum tipo de atividade antrópica e a validação da classificação obteve índice Kappa de 0,85.

Biografia dos Autores

Saulo de Oliveira Folharini, UNICAMP

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FFCL de São José do Rio Pardo (2008). Graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Mestre em Geografia (2015) pela Universidade Estadual de Campinas. Vínculo atual: Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Sirius Oliveira Souza, UNICAMP
Graduação em Geografia - Faculdade Pitágoras (2009). Especialista em Geografia - Universidade Estadual de Santa Cruz (2010). Mestre em Geografia - Universidade Federal do Espírito Santo (2013).  Vínculo atual: Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
02/03/2017
Como Citar
FOLHARINI, Saulo de Oliveira; SOUZA, Sirius Oliveira. CLASSIFICAÇÃO GEOBIA APLICADA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MONTE ALEGRE. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/371>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Uso e ocupação; Sensoriamento Remoto, Planejamento Ambiental