ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA VEGETAÇÃO DOS PERÍODOS SECOS E CHUVOSOS ATRAVÉS DE SAVI E ALBEDO DE SUPERFÍCIE NO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM – PE

  • Josicleda D Galvincio UFPE
  • João Antonio dos Santos Pereira UFPE
  • Luciana Mayla de Aquino França UFPE
  • Taynã Maria Pinto Lins UFPE

Resumo

O sensoriamento remoto da superfície tem sido utilizado com sucesso na detecção da dinâmica da vegetação. Assim, o objetivo deste estudo é fazer uma análise da dinâmica das alterações da vegetação devido às variações climáticas, no município de Belo Jardim, situado no agreste pernambucano. Os índices utilizados foram o SAVI (Soil Adjusted Vegetation Index) e o albedo de superfície. Tais índices foram relacionados com o balanço hídrico da região para uma melhor análise. Foram utilizadas quatro imagens, sendo duas da estação chuvosa e duas da estação seca. Relacionando esses índices com dados climatológicos pôde-se verificar a influência destes no desenvolvimento da vegetação, que apresentou respostas a essas variações climáticas. No período de 1998 e 2004, na vegetação rala, período seco, ocorreu um aumento superior de mais de cinco vezes de área, saltando de 10,96% para 56,24% do município de Belo Jardim. A vegetação esparsa sofreu uma redução muito grande, caindo de 74,06% para 28,66%.  Os dados sugerem uma parcial manutenção no aspecto da vegetação no período chuvoso e uma forte diminuição para o período seco.

Biografia do Autor

Josicleda D Galvincio, UFPE
Dra. em Recursos Naturais. Profa. UFPE.
Publicado
04/03/2017
Como Citar
GALVINCIO, Josicleda D et al. ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA VEGETAÇÃO DOS PERÍODOS SECOS E CHUVOSOS ATRAVÉS DE SAVI E ALBEDO DE SUPERFÍCIE NO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM – PE. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/389>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Vegetação; precipitação; SAVI.