ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE TESES DESENVOLVIDAS NO BRASIL NO CONTEXTO DA VALORAÇÃO AMBIENTAL

  • William Ferreira Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Aracy Alves de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Claudionor Ribeiro da Silva Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A valoração ambiental é o processo pelo qual se busca estimar o valor econômico de recursos naturais através da determinação de equivalência de outros recursos disponíveis na economia. A mensuração de teses que versam sobre a temática é importante por tornar possível vislumbrar o cenário da pesquisa nos programas de pós-graduação do Brasil. Dessa forma, em busca de responder ao questionamento de como vem se desenvolvendo no Brasil as pesquisas abordando a temática da valoração ambiental, fez-se uma pesquisa bibliométrica que possibilitou a identificação no Brasil das teses que versaram sobre este conteúdo, no período de 1996 a 2014. Dentre os resultados, observou-se a concentração das teses em programas de Economia, a prevalência da utilização do Método de Valoração Contingente e o desenvolvimento da valoração em programas de excelência em Geografia, utilizando o método da fenomenologia.

Biografia dos Autores

William Ferreira Alves, Universidade Federal de Uberlândia
Graduado Geografia pela UFU. Mestre em Qualidade Ambiental no Instituto de Ciências Agrárias da UFU
Aracy Alves de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e Doutora em Economia Aplicada, Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. 
Claudionor Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Uberlândia
Graduado em Engenharia de Agrimensura na Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas na Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutorado na Universidade do Porto/Pt. Professor Adjunto/DE na Universidade Federal do Piauí (2006-2011). Professor Adjunto IV/DE na Universidade Federal de Uberlândia (2011/Atual). 
Publicado
01/01/2021
Como Citar
ALVES, William Ferreira; ARAÚJO, Aracy Alves de; SILVA, Claudionor Ribeiro da. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE TESES DESENVOLVIDAS NO BRASIL NO CONTEXTO DA VALORAÇÃO AMBIENTAL. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 35-50, jan. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/395>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2020.1401.03.

Palavras-chave

Valoração Econômica Ambiental