AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE REÚSO DE ÁGUA EM FORTALEZA-CE

  • Silvio Luiz Rollemberg Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fabio Maia Sobral Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo


Essa pesquisa teve como finalidade a avaliação do potencial de reúso dos efluentes gerados nas Estações de Tratamento de Esgoto - ETEs de Fortaleza. Para realização da pesquisa, foram seguidas as etapas: (a) Revisão Bibliográfica; (b) Levantamento de dados das ETEs; (c) Análise das modalidades de Reúso; (d) Estimativa das vazões das ETEs; (e) Análise dos efluentes para Seleção das ETEs em Classes; (f) Determinação do Potencial de Reúso (g) Levantamento de possíveis consumidores. Na pesquisa foi definido que a opção com melhor viabilidade para utilização da água de reúso em curto prazo é a irrigação de áreas verdes e limpeza de logradouros públicos de Fortaleza. Concluiu-se na pesquisa que é fundamental que a prática de reúso seja difundida no município para a minimização do problema de escassez de água, ressalta-se que o Reúso possui várias vantagens em termos ambientais, econômicos e sociais.

Biografia dos Autores

Silvio Luiz Rollemberg, Universidade Federal do Ceará - UFC
ENGENHEIRO AMBIENTAL COM ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE.
Fabio Maia Sobral, Universidade Federal do Ceará - UFC
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Atualmente é professor 3 grau - adjunto da Universidade Federal do Ceará do curso de graduação em Economia Ecológica, Economia e do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC. Orientador de mestrado e co-orientador de doutorado. 
Publicado
06/03/2017
Como Citar
ROLLEMBERG, Silvio Luiz; SOBRAL, Fabio Maia. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE REÚSO DE ÁGUA EM FORTALEZA-CE. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/396>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Reúso de Água; Gestão dos Recursos Hídricos; Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs);