GERMINAÇÃO DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS DE CABEÇAS-DE-FRADE (Melocactus zehntneri e Melocactus violaceus - CACTACEAE): ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

  • Eronides Soares Bravo Filho Universidade Federal de Sergipe/Secretaria de Estado da Educação SEED- SE
  • Marlucia Cruz de Santana Universidade Federal de Sergipe

Resumo


O gênero Melocactus encontra-se distribuído na América Central, Caribe, Andes e Brasil, composto por 38 espécies como centro de diversidade no Nordeste do brasileiro. Diferentemente da maioria das Cactaceae que se propagam vegetativamente, neste gênero a única forma natural de reprodução é sexuada. O objetivo foi comparar a germinação de sementes dos M. zehntneri e M. violaceus, testar substratos e comparar a capacidade germinativa entre sementes embebidas/desidratadas e não embebidas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes. As avaliações foram diárias até o 21º dia. Foi avaliado a Frequência Relativa da Germinação, Tempo Médio de Germinação, Índice de Velocidade de Germinação, Comprimento do caule, Diâmetro das plântulas e Comprimento da Radícula. Não houve diferença significativa da germinação entre as sementes submetidas ao ciclo de embebição/desidratação e não embebidas. No substrato contendo areia lavada + terra vegetal (1:1) ocorreu o maior número de germinação.


Biografia dos Autores

Eronides Soares Bravo Filho, Universidade Federal de Sergipe/Secretaria de Estado da Educação SEED- SE
Biólogo, professor de Ciências e Biologia das redes Estadual e Municipal no Estado de Sergipe, Especialização em Educação Ambiental, Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio pela Universidade Federal de Sergipe.
Marlucia Cruz de Santana, Universidade Federal de Sergipe
Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe
Publicado
21/05/2020
Como Citar
BRAVO FILHO, Eronides Soares; SANTANA, Marlucia Cruz de. GERMINAÇÃO DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS DE CABEÇAS-DE-FRADE (Melocactus zehntneri e Melocactus violaceus - CACTACEAE): ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 40-54, maio 2020. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/400>. Acesso em: 24 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2019.1302.03.

Palavras-chave

Embebição/desidratação, Propagação sexuada, Planta ornamental nativa.