PALEO-ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS EM AULA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SÃO JOÃO DO CARIRI – PB
Resumo
A ocorrência de aprendizado sobre Meio Ambiente necessita de conhecimento sobre as histórias da Terra e humana, sendo assim, para que isto seja realizado, recorre-se à Paleo-Arqueologia e Educação Ambiental. Isso pode ser verificado em pesquisas que as utilizaram interdisciplinarmente, de forma lúdico-didática, ou como um processo de formação continuada. Sendo assim, esse estudo teve objetivo de avaliar se estratégias de formação continuada ligadas a Paleo-Arqueologia e Educação Ambiental desenvolvidas com professores foram efetivas para sua formação docente. Ele foi desenvolvimento com professores de São João do Cariri, Paraíba, com dados obtidos por meio de relatórios das atividades realizadas pelos professores com seus alunos. Constatou-se que elas contribuíram com a formação deles, levando ao maior esclarecimento sobre aspectos ambientais, sociais, culturais, paleo-arqueológicos, entre outros, e proporcionando uma ampliação do horizonte de conhecimentos, maior aptidão de atuação em suas disciplinas, e principalmente, contribuiu para gerar motivação em seus desenvolvimentos pessoais e profissionais.
Palavras-chave
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.