PALEO-ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS EM AULA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SÃO JOÃO DO CARIRI – PB

  • Márcio Luiz Freire de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A ocorrência de aprendizado sobre Meio Ambiente necessita de conhecimento sobre as histórias da Terra e humana, sendo assim, para que isto seja realizado, recorre-se à Paleo-Arqueologia e Educação Ambiental. Isso pode ser verificado em pesquisas que as utilizaram interdisciplinarmente, de forma lúdico-didática, ou como um processo de formação continuada. Sendo assim, esse estudo teve objetivo de avaliar se estratégias de formação continuada ligadas a Paleo-Arqueologia e Educação Ambiental desenvolvidas com professores foram efetivas para sua formação docente. Ele foi desenvolvimento com professores de São João do Cariri, Paraíba, com dados obtidos por meio de relatórios das atividades realizadas pelos professores com seus alunos. Constatou-se que elas contribuíram com a formação deles, levando ao maior esclarecimento sobre aspectos ambientais, sociais, culturais, paleo-arqueológicos, entre outros, e proporcionando uma ampliação do horizonte de conhecimentos, maior aptidão de atuação em suas disciplinas, e principalmente, contribuiu para gerar motivação em seus desenvolvimentos pessoais e profissionais.

Biografia dos Autores

Márcio Luiz Freire de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Área de Concentração: Gerenciamento Ambiental) pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Área de Concentração: Gerenciamento Ambiental) pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal da Paraíba (2011). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2006 e 2008). Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Educação Ambiental, Ecologia e Zoologia, com ênfase em Ecologia de Macroinvertebrados de Água Doce. Participou do Programa PELD/CNPq Bioma Caatinga: Estrutura e Funcionamento, no qual fez parte do subprojeto: Taxonomia e Ecologia de Macroinvertebrados Bentônicos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ensino de Ciências. Especialista Autodidata na área de Paleontologia, com ênfase em Paleovertebrados.
Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-Doutorado em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da profa. Dra. Michèle Sato. Atualmente é professor associado III do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Tem atuado nos seguintes temas: Educação e Meio Ambiente; Educação Ambiental (Formal, Não Formal e Informal); Ensino de Biologia e Ciências; Formação Continuada de Professores; Estágio Supervisionado em Docência no ensino de Ciências e Biologia; Formação Docente: educação permanente, reprofissionalização docente; Educação Contextualizada para o semiárido e Bioma Caatinga. Também tem experiências na área de Ecologia da Caatinga (Ecologia de Ecossistemas Límnicos) e Malacologia (biologia, ecologia, taxonomia e EtnoMalacologia).

Publicado
21/05/2020
Como Citar
DE ALBUQUERQUE, Márcio Luiz Freire; ABÍLIO, Francisco José Pegado. PALEO-ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS EM AULA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SÃO JOÃO DO CARIRI – PB. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 113-129, maio 2020. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/405>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2019.1302.08.

Palavras-chave

Paleo-Arqueologia; Educação Ambiental; Formação Continuada de Professores