ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS TURISTAS EM RELAÇÃO AO GRAU DE IMPACTO DE INTERVENÇÕES NA PAISAGEM COSTEIRA NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

  • Rogério César Pereira de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Priscila de Oliveira Guimarães de Araújo UFC

Resumo


O turismo é uma atividade econômica importante no estado do Ceará, Brasil, e que depende da qualidade das amenidades e paisagens costeiras. Esses serviços ambientais têm sofrido pressões do crescimento econômico da zona costeira, podendo afetar adversamente a qualidade da experiência turística nesta região. Este trabalho objetiva avaliar a percepção do turista sobre o grau de impacto de mudanças na paisagem costeira causada por intervenções antrópicas no litoral cearense. Para isto, foram aplicados 117 questionários aos turistas que visitavam as praias de Canoa Quebrada e Jericoacoara, Ceará. Dois modelos logit ordenados generalizados foram estimados no intuito de explicar o grau de impacto das intervenções na paisagem costeira. Dos quatro grupos de intervenções analisados, o grupo de energia/telefonia foi percebido como aquele que vem causando maior impacto sobre a paisagem costeira.


Biografia do Autor

Rogério César Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Graduação em Eng. Agronômica pela UFC, Mestre em Economia Agrícola pela UFC, Ph.D. em Economia Agrícola pela Universidade de Illinois em Urbana/Champaign/EUA, Professor do Dep. de Economia Agrícola e do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA.

Como Citar
ARAÚJO, Rogério César Pereira de; ARAÚJO, Priscila de Oliveira Guimarães de. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS TURISTAS EM RELAÇÃO AO GRAU DE IMPACTO DE INTERVENÇÕES NA PAISAGEM COSTEIRA NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/415>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Paisagem, Litoral, Impacto visual, Logit ordenado generalizado, Turismo no Ceará