EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DE VILA BRASIL NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE AMAPÁ-BRASIL
Resumo
O presente artigo procura levantar, de modo sintético, algumas questões sobre a educação ambiental e sustentabilidade, partindo de um quadro histórico geral que aborda o despertar ecológico ocorrido nas últimas décadas do século passado até o presente momento. A Vila Brasil é um distrito pertencente ao município de Oiapoque, o qual está inserido dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, e que vem passando por um processo de adaptações relacionadas à geração de renda sustentável por meio do turismo ecológico. O ICMBio permite o uso dos recursos naturais para a subsistência da população local, mas de modo sustentável sem interferir na dinâmica da natureza. A pesquisa de campo foi realizada com a contribuição dos acadêmicos do curso de Geografia do campus binacional do Oiapoque e contou com uso de máquina fotográfica, GPS e entrevistas com os moradores. A partir do exposto foi possível inferir que i) a Vila Brasil apresenta potencialidades para o desenvolvimento do turismo, sobretudo de base comunitária pode permitir o entendimento e a sensibilização desta atividade voltada para a sustentabilidade; e, ii) a população local demonstrou interesse em organizar e conquistar as atividades turísticas, que se encontram na comunidade, considerando a importância de autogestão turística, o planejamento ambiental, a visão sustentável. Os resultados obtidos contribuirão para o planejamento e a gestão do território da Vila Brasil que está inserida em uma unidade de conservação.
Palavras-chave
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