EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DE VILA BRASIL NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE AMAPÁ-BRASIL

  • José Mauro Palhares Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Resumo



O presente artigo procura levantar, de modo sintético, algumas questões sobre a educação ambiental e sustentabilidade, partindo de um quadro histórico geral que aborda o despertar ecológico ocorrido nas últimas décadas do século passado até o presente momento. A Vila Brasil é um distrito pertencente ao município de Oiapoque, o qual está inserido dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, e que vem passando por um processo de adaptações relacionadas à geração de renda sustentável por meio do turismo ecológico. O ICMBio permite o uso dos recursos naturais para a subsistência da população local, mas de modo sustentável sem interferir na dinâmica da natureza. A pesquisa de campo foi realizada com a contribuição dos acadêmicos do curso de Geografia do campus binacional do Oiapoque e contou com uso de máquina fotográfica, GPS e entrevistas com os moradores. A partir do exposto foi possível inferir que i) a Vila Brasil apresenta potencialidades para o desenvolvimento do turismo, sobretudo de base comunitária pode permitir o entendimento e a sensibilização desta atividade voltada para a sustentabilidade; e, ii) a população local demonstrou interesse em organizar e conquistar as atividades turísticas, que se encontram na comunidade, considerando a importância de autogestão turística, o planejamento ambiental, a visão sustentável. Os resultados obtidos contribuirão para o planejamento e a gestão do território da Vila Brasil que está inserida em uma unidade de conservação.

Biografia do Autor

José Mauro Palhares, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP Campus Binacional Oiapoque
Publicado
04/03/2017
Como Citar
PALHARES, José Mauro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DE VILA BRASIL NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE AMAPÁ-BRASIL. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/416>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

educação ambiental, sustentabilidade, Vila Brasil, Oiapoque