O USO INSUSTENTÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO DE ARMADILHAS EMPREGADAS NA PESCA ARTESANAL DA LAGOSTA NA COMUNIDADE DE REDONDA, ICAPUÍ, CEARÁ

  • Duylienne Carmo de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lília Freire Freitas Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Reynaldo Amorim Mrinho Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raimundo Nonato de Lima Conceição Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo


Este estudo foi realizado na Praia de Redonda, no município de Icapuí, CE, com o objetivo de estimar o volume total de madeira usado na confecção de armadilhas (chamadas cangalhas) utilizadas na pesca de lagosta. A coleta de dados se estendeu a 51 pescadores/embarcações para quantificar o número de cangalhas que cada pescador/embarcação empregou na temporada de 2015. Foram medidas as dimensões de 13 cangalhas para estimar a média do volume de madeira usada na confecção de uma armadilha. Para o cálculo foi usada a equação V= π. r². h, tendo como base que cada peça de madeira tem um formato cilíndrico. A soma dos volumes de todas as seções de uma cangalha foi 0,00040m³. Os resultados estimam que o volume total de madeira utilizada na confecção de cangalhas na pesca em Redonda foi de 114,24m³.





Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Lima Conceição, Universidade Federal do Ceará - UFC
Dr. em Ecologia e Recursos Naturais. Professor do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará
Como Citar
OLIVEIRA, Duylienne Carmo de et al. O USO INSUSTENTÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO DE ARMADILHAS EMPREGADAS NA PESCA ARTESANAL DA LAGOSTA NA COMUNIDADE DE REDONDA, ICAPUÍ, CEARÁ. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 2, mar. 2017. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/417>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Pesca artesanal, Armadilha, Madeira, Volume