SEGURANÇA ALIMENTAR, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA TERRA INDÍGENA TENHARIM DO MARMELOS - AMAZONAS, BRASIL: AS PLANTAS E SUAS UTILIDADES

  • Claudiana de Menezes Ramos Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Resumo

Este estudo objetiva compreender a importância do manejo das plantas para o autosustento das famílias indígenas na Terra Indígena Tenharim do Marmelos localizada no sul do Amazonas. Através do manejo sustentável dos recursos naturais, reconhecidamente, os povos indígenas cumprem um papel importante na conservação e preservação da biodiversidade. O método utilizado para obtenção das informações correspondeu ao Diagnóstico Rural Participativo (DRP) que priorizou o envolvimento e a participação dos indígenas em todo o processo. Verificou-se que o povo indígena Tenharim, maneja aproximadamente 146 espécies de plantas que contribuem para a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente conjugado com uma riqueza de saberes e conhecimentos ancestrais, passados de geração em geração, que garantem sustentabilidade.

Publicado
09/04/2018
Como Citar
RAMOS, Claudiana de Menezes. SEGURANÇA ALIMENTAR, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA TERRA INDÍGENA TENHARIM DO MARMELOS - AMAZONAS, BRASIL: AS PLANTAS E SUAS UTILIDADES. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 108-120, abr. 2018. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/469>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2017.1102.10.
Seção
Artigos