BRASÍLIA, CIDADE VERDE: ANÁLISE COMPARATIVA DA EMISSÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA GERADOS PELA FROTA DE VEÍCULOS EM RELAÇÃO À COBERTUTRA VEGETAL
Resumo
Atualmente o desenvolvimento das cidades exige cada vez mais do meio ambiente. O crescimento populacional e da renda em Brasília vêm acompanhados do aumento da frota de veículos motorizados e consequentemente de maior emissão de gases de efeito estufa (GEE). Esta pesquisa buscou relacionar os dados de censo populacional, o Produto Interno Bruto (PIB) e frota total registrada e compará-los com as emissões de GEE provindas do setor energético relacionadas à queima de combustível no setor de transporte rodoviário. Para as análises foi considerada a série-histórica de dez anos, compreendendo o período de 2004 a 2014. O estudo da cobertura vegetal levou em consideração dois índices extremos de sequestro de carbono aéreo, o do cerradão (363,3 tCO2e/ha) e o do cerrado denso (121,1 tCO2e/ha). O objetivo final foi de verificar se a cobertura vegetal presente em Brasília é capaz de mitigar os efeitos dos GEE no setor de transportes, demonstrando assim se será possível considerá-la uma cidade verde. Após a análise dos dados, foi concluído que, durante a série histórica a proporção entre cobertura vegetal e emissões de GEE foi capaz de mitigar a emissão de GEE em relação ao setor de transporte, mas a capacidade vem reduzindo consideravelmente e, se os índices continuarem evoluindo no mesmo ritmo, em no máximo 15 anos a cobertura vegetal da cidade não será mais capaz de mitigar as emissões de GEE.
Palavras-chave: Brasília. Frota de veículos. Emissão de gases de efeito estufa. Pegada de carbono. Cobertura Vegetal.
ABSTRACT
Nowadays the development of cities demands more and more of the environment. This research aimed to compare the population census data, the Gross Domestic Product (GDP) and the total vehicles fleet to compare with the GHG emissions from the energy sector related to burning fuel emissions in the Road transport sector. For the analyzes was considered the historical series of ten years, covering the period from 2004 to 2014. The goal was to verify if the green areas present in Brasília were able to mitigate the effects of GHG in the transport sector, demonstrating if we can consider Brasília a green city. After analyzing the data, we conclude that, the green areas are still able to mitigate GHG emissions, but the capacity has been reducing considerably over the years. If the indices continue to evolve in the same way as in the period analyzed in this research, in no more that 15 years, the green areas of the city will not be able to mitigate GHG emissions.
Keywords: Brasilia. Vehicles Fleet. Greenhouse gases emissions. Carbon footprint. Green areas.
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