EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO: O PAPEL DO ECOTURISMO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Resumo
Por uma nova dinâmica de gestão territorial baseada de forma interdisciplinar e integrada com as vocações locais de destinos turísticos, o trabalho em questão se justifica pela importância de preservar e valorizar ecossistemas endêmicos, principalmente, os remanescentes do bioma de Mata Atlântica, como também áreas de recursos hídricos através do ecoturismo. Com esse enfoque estratégico, o objetivo central deste estudo é verificar se a implantação do ecoturismo se fortalece na medida em que as ferramentas da educação e interpretação ambiental se apresentam como transversais no planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da APA da Serra de Baturité (compreendida neste estudo pelos municípios de Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Redenção). Logo, dar-se ênfase a esse trabalho, na medida em que projetos que valorizam a implantação de atividades ecoturísticas ou associadas ao tema têm demonstrado contribuir com relevância para conscientizar a população sobre a importância de se preservar, conservar e recuperar áreas de grande valor ambiental e social.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecoturismo, Sustentabilidade, Unidades de Conservação.
Referências
Antunes, K., G.; Coelho, R.; Jochem, T.; A importância da educação ambiental em Unidades de Conservação: Experiência do Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi. Disponível em:
Brügger, P. Educação Ambiental ou Adestramento Ambiental?. 3ed. Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 1999.
Dias, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.
Frey, K. A dimensão político-democrática nas teorias de desenvolvimento sustentável e suas implicações para a gestão local. Revista Ambiente & Sociedade, ano 4, n. 9, 2. sem. 2001. Disponível em:
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. (IBAMA) Como o Ibama exerce a educação ambiental – Coordenador geral de educação ambiental. Brasília: Ibama, 2002.
Jansen, G.R.; Vieira, R.; Karisch, R. A Educação ambiental como resposta à problemática ambiental.Disponível em:
Minini, N. A formação dos professores em Educação ambiental. In: Textos sobre capacitação em Educação Ambiental. Oficina Panorama da Educação Ambiental, MEC-SEF-DPEF- Coordenação de Educação Ambiental, Brasília, 2000.
Oliveira, J. C. A. de.; Oliveira Filho, J. C.A. de.; Pereira, C. S. S. Meio Ambiente e Planejamento em cidades médias: Discutindo o desenvolvimento Urbano no Crato-Ceará. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral-CE, v. 12, n. 1, p. 59-68, 2010.
Pedrini, A. G. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas /Alexandre de Gusmão Pedrini (org.). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.