EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO: O PAPEL DO ECOTURISMO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

  • Hermógenes Henrique Oliveira Nascimento Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará
  • Andréa de Sousa Moreira Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará
  • João Rafael Muniz Silva Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará
  • Nelci Gadêlha de Almeida Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará

Resumo

Por uma nova dinâmica de gestão territorial baseada de forma interdisciplinar e integrada com as vocações locais de destinos turísticos, o trabalho em questão se justifica pela importância de preservar e valorizar ecossistemas endêmicos, principalmente, os remanescentes do bioma de Mata Atlântica, como também áreas de recursos hídricos através do ecoturismo. Com esse enfoque estratégico, o objetivo central deste estudo é verificar se a implantação do ecoturismo se fortalece na medida em que as ferramentas da educação e interpretação ambiental se apresentam como transversais no planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da APA da Serra de Baturité (compreendida neste estudo pelos municípios de Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Redenção). Logo, dar-se ênfase a esse trabalho, na medida em que projetos que valorizam a implantação de atividades ecoturísticas ou associadas ao tema têm demonstrado contribuir com relevância para conscientizar a população sobre a importância de se preservar, conservar e recuperar áreas de grande valor ambiental e social.


Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecoturismo, Sustentabilidade, Unidades de Conservação.

Referências

Ab’Saber, A. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Antunes, K., G.; Coelho, R.; Jochem, T.; A importância da educação ambiental em Unidades de Conservação: Experiência do Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi. Disponível em: . Acessado em 18/06/2016.

Brügger, P. Educação Ambiental ou Adestramento Ambiental?. 3ed. Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 1999.

Dias, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

Frey, K. A dimensão político-democrática nas teorias de desenvolvimento sustentável e suas implicações para a gestão local. Revista Ambiente & Sociedade, ano 4, n. 9, 2. sem. 2001. Disponível em: Acessado em 15/06/2016.


INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. (IBAMA) Como o Ibama exerce a educação ambiental – Coordenador geral de educação ambiental. Brasília: Ibama, 2002.


Jansen, G.R.; Vieira, R.; Karisch, R. A Educação ambiental como resposta à problemática ambiental.Disponível em: . Acessado em 01/06/2016.

Minini, N. A formação dos professores em Educação ambiental. In: Textos sobre capacitação em Educação Ambiental. Oficina Panorama da Educação Ambiental, MEC-SEF-DPEF- Coordenação de Educação Ambiental, Brasília, 2000.

Oliveira, J. C. A. de.; Oliveira Filho, J. C.A. de.; Pereira, C. S. S. Meio Ambiente e Planejamento em cidades médias: Discutindo o desenvolvimento Urbano no Crato-Ceará. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral-CE, v. 12, n. 1, p. 59-68, 2010.

Pedrini, A. G. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas /Alexandre de Gusmão Pedrini (org.). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
Publicado
26/08/2018
Como Citar
NASCIMENTO, Hermógenes Henrique Oliveira et al. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO: O PAPEL DO ECOTURISMO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 12, n. 03, p. 62-68, ago. 2018. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/507>. Acesso em: 24 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2018.1203.06.