EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL E PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
O presente artigo busca discutir a relação entre o Patrimônio Geomorfológico, a Educação Patrimonial Ambiental (EPA) e o Desenvolvimento Sustentável, a partir de uma prática extensionista realizada no município de Quixeré, Ceará. O objetivo do trabalho é associar o patrimônio geomorfológico à educação ambiental patrimonial na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Os procedimentos metodológicos se dividem em dois blocos: um primeiro de caráter formativo e preparatório, incluindo a consulta de materiais bibliográficos e trabalho de campo exploratório no município; e um segundo bloco que engloba intervenções didáticas em sala de aula, aplicação de questionários a fim de avaliar a percepção dos estudantes sobre tais questões no município e também a realização de um trabalho de campo com estudantes da rede básica de ensino, abordando aspectos do patrimônio geomorfológico do município. Os resultados apontam a sinergias destes conceitos como um mecanismo potencialmente útil na promoção de um desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolve a necessidade de vincular escola e comunidade, considerando esta uma conexão necessária para o avanço dessa discussão.
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