EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL E PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • Eduardo Rodrigues Alves Universidade Federal do Ceará
  • Débora Maciel Castelo Holanda Universidade Federal do Ceará
  • José Matheus da Rocha Marques Universidade Federal do Ceará
  • Thiago Rodrigues Sousa Lima Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo busca discutir a relação entre o Patrimônio Geomorfológico, a Educação Patrimonial Ambiental (EPA) e o Desenvolvimento Sustentável, a partir de uma prática extensionista realizada no município de Quixeré, Ceará. O objetivo do trabalho é associar o patrimônio geomorfológico à educação ambiental patrimonial na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Os procedimentos metodológicos se dividem em dois blocos: um primeiro de caráter formativo e preparatório, incluindo a consulta de materiais bibliográficos e trabalho de campo exploratório no município; e um segundo bloco que engloba intervenções didáticas em sala de aula, aplicação de questionários a fim de avaliar a percepção dos estudantes sobre tais questões no município e também a realização de um trabalho de campo com estudantes da rede básica de ensino, abordando aspectos do patrimônio geomorfológico do município. Os resultados apontam a sinergias destes conceitos como um mecanismo potencialmente útil na promoção de um desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolve a necessidade de vincular escola e comunidade, considerando esta uma conexão necessária para o avanço dessa discussão.

Publicado
17/12/2018
Como Citar
ALVES, Eduardo Rodrigues et al. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL E PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 12, n. 01, p. 74-83, dez. 2018. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/545>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2018.1201.07.