Nível dos Periódicos e Avaliação da Pesquisa em Ciências Ambientais no Brasil

Resumo

A avaliação da produção científica por meio da qualificação dos periódicos tem sido utilizada para qualificar programas de pós-graduação e docentes que atuam nos programas. O sentimento de que os periódicos têm baixa probabilidade de atingir os níveis mais elevados na escala do sistema Qualis, no caso das publicações das áreas Humanas e Sociais Aplicadas. Uma análise do ranking dos periódicos por área do conhecimento pode lançar luz sobre este assunto. Para tanto, foram analisados 4.422 periódicos das Ciências Ambientais, que abriga quase todos os campos do conhecimento, disponível no sistema Qualis, da Plataforma Sucupira/CAPES, do período 2013-2016. Os resultados mostram que periódicos associados às áreas Humanas e Sociais Aplicadas têm menos chances de estarem entre os níveis mais elevados da escala, quando comparados com outras áreas. Discute-se uma estratégia para reduzir as disparidades.

Biografia dos Autores

Salvador Dal Pozzo Trevizan, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1971), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e Doutorado (PhD) em Sociologia, pela University of Wisconsin - Madison (1989). Atuou como professor e pesquisador, de 1978 a 2015, no Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da mesma universidade, vinculado à Rede PRODEMA. Foi também pesquisador de socioeconomia no Centro de Pesquisas do Cacau/Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaeira/Ministério da Agricultura, de 1978 a 1999. Aposentou-se como Professor Pleno, pela UESC, em 31.12.2015. 

Helga Dulce Passos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

 

Economista, Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/UESC, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA/UESC) e professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento rural sustentável, economia rural, valoração econômica ambiental, políticas e gestão ambientais, indicadores de sustentabilidade local, cidades sustentáveis.

Publicado
21/05/2020
Como Citar
TREVIZAN, Salvador Dal Pozzo; PASSOS, Helga Dulce. Nível dos Periódicos e Avaliação da Pesquisa em Ciências Ambientais no Brasil. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 130-144, maio 2020. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/569>. Acesso em: 18 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.22411/rede2019.1302.09.