O O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS TEMAS TRANSVERSAIS

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO

  • Francisca Mairla Gomes Brasileiro Universidade Federal do Ceará
  • Lidia Gomes de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Maria Elisa Zanella Universidade Federal do Ceará
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo versa sobre a inserção da Educação Ambiental na prática docente dos professores da disciplina de Geografia. A análise pautou-se na educação formal, tendo em vista a contribuição e a importância da formação escolar para a sociedade. A metodologia adotada na pesquisa foi a qualitativa, utilizando-se de questionários, entrevistas e observação de campo. A fim de conhecer as potencialidades da escola no desenvolvimento de projetos e atividade sobre a temática, traçamos o perfil ambiental da escola e dos sujeitos escolares. A pesquisa teve como lócus de estudo uma escola estadual situada na cidade de Fortaleza e teve como público alunos do 2° ano do ensino médio. Na pesquisa com os alunos percebemos que alguns perpetuam a dicotomia entre sociedade e natureza, percebendo o meio como algo totalmente natural, sendo que a relação deve ser dialética. Em relação a escola, notou-se potencialidades no desenvolvimento da Educação Ambiental, mas que na prática não eram efetivadas.

Biografia dos Autores

Francisca Mairla Gomes Brasileiro, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará

Lidia Gomes de Castro, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará

Maria Elisa Zanella, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará

Alexsandra Maria Vieira Muniz, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, H. C. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino?. Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001.
CAVALCANTI, L. S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas-SP: Papirus, 2012.
GONÇALVES, C. W. P. Formação Sócio - Espacial e Questão Ambiental no Brasil. In: BECKER, B. K. et al (org). Geografia e Meio Ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995.
KAERCHER, N. A. Se a Geografia Escolar é um Pastel de Vento o Gato Come a Geografia Crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Acervo da Escola Irmão Urbano Gonzalez Rodriguez. Fortaleza, 2014.
RODRIGUEZ, J. M. M; SILVA, E. V. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Problemáticas, Tendências e Desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
SANTOS, E. C (org). Geografia e Educação Ambiental: Reflexões Epistemológicas. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.
Publicado
25/01/2022
Como Citar
BRASILEIRO, Francisca Mairla Gomes et al. O O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS TEMAS TRANSVERSAIS. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 81-90, jan. 2022. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/686>. Acesso em: 26 abr. 2024.