O O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS TEMAS TRANSVERSAIS
PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Este artigo versa sobre a inserção da Educação Ambiental na prática docente dos professores da disciplina de Geografia. A análise pautou-se na educação formal, tendo em vista a contribuição e a importância da formação escolar para a sociedade. A metodologia adotada na pesquisa foi a qualitativa, utilizando-se de questionários, entrevistas e observação de campo. A fim de conhecer as potencialidades da escola no desenvolvimento de projetos e atividade sobre a temática, traçamos o perfil ambiental da escola e dos sujeitos escolares. A pesquisa teve como lócus de estudo uma escola estadual situada na cidade de Fortaleza e teve como público alunos do 2° ano do ensino médio. Na pesquisa com os alunos percebemos que alguns perpetuam a dicotomia entre sociedade e natureza, percebendo o meio como algo totalmente natural, sendo que a relação deve ser dialética. Em relação a escola, notou-se potencialidades no desenvolvimento da Educação Ambiental, mas que na prática não eram efetivadas.
Referências
CALLAI, H. C. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino?. Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001.
CAVALCANTI, L. S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas-SP: Papirus, 2012.
GONÇALVES, C. W. P. Formação Sócio - Espacial e Questão Ambiental no Brasil. In: BECKER, B. K. et al (org). Geografia e Meio Ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995.
KAERCHER, N. A. Se a Geografia Escolar é um Pastel de Vento o Gato Come a Geografia Crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Acervo da Escola Irmão Urbano Gonzalez Rodriguez. Fortaleza, 2014.
RODRIGUEZ, J. M. M; SILVA, E. V. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Problemáticas, Tendências e Desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
SANTOS, E. C (org). Geografia e Educação Ambiental: Reflexões Epistemológicas. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.