DINÂMICA TEMPORAL DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CAVEIRINHA: UM CASO DE DEGRADAÇÃO PAISAGÍSTICA EM GOIÂNIA (GO)
um caso de degradação paisagística em Goiânia (GO)
Resumo
A análise da dinâmica temporal da superfície e da rede de drenagem de uma sub-bacia permite inferir sobre a qualidade de suas paisagens. Neste sentido, a sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Caveirinha, sofreu grandes alterações vinculadas ao intenso processo urbanização que à acarretou impactos socioambientais de diferentes naturezas transformando permanentemente sua superfície e seus canais fluviais. O objetivo da pesquisa foi identificar, quantificar e qualificar tanto as tipologias dos impactos socioambientais quanto as mudanças morfométricas da rede de drenagem desta sub-bacia, entre 1992 e 2018, a fim de inferir sobre a eficiência e eficácia do poder público em relação ao combate desses impactos. A metodologia envolveu tanto o trabalho de gabinete quanto à campo para subsidiar a produção de gráficos e mapas. O projeto indicou baixa eficiência do poder público em determinados tipos de impactos, enquanto em outros mostrou-se eficiente mesmo que de forma não direta, já a eficácia foi considerada alta, pois houve diminuição real da quantidade de impactos do grupo das erosões. Apesar disso, focos relacionados com o processo de urbanização como: resíduos sólidos, empreendimentos, banco de sedimentos e retificações a eficácia foi considerada baixa, pois houve aumento desses tipos de foco.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.