A PROTOTIPAGEM DA PAISAGEM: A CRIAÇÃO DE GEOPRODUTOS COMO MAPAS FÍSICOS DE RELEVO 3D NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARA USO NA GESTÃO E EDUCAÇÃO

  • João Henrique Quoos
  • Adriano Severo Figueiró

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar os resultados obtidos com a prototipagem e manufatura de mapas e maquetes de relevo 3D, assim como de locais de interesse patrimonial elencados para a prática de Geoturismo e Geoconservação nas Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, ambos no litoral sul de Santa Catarina. A metodologia apresenta o procedimento para criação do arquivo STL em softwares gratuitos utilizados no processo de impressão 3D e na usinagem em router CNC. Como resultados, foram criadas maquetes de relevo em diversos materiais e tamanhos para uso nas unidades de conservação assim como protótipos que servem como geoprodutos para aplicações no turismo e na educação. A prototipagem de paisagens por esses procedimentos fornece uma compreensão mais extensa das informações apresentadas e necessárias para compreender a paisagem representada dentro das unidades e na prática do geoturismo.

Publicado
12/08/2021
Como Citar
QUOOS, João Henrique; FIGUEIRÓ, Adriano Severo. A PROTOTIPAGEM DA PAISAGEM: A CRIAÇÃO DE GEOPRODUTOS COMO MAPAS FÍSICOS DE RELEVO 3D NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARA USO NA GESTÃO E EDUCAÇÃO. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 42-51, ago. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/712>. Acesso em: 25 abr. 2024.