PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DOS EDUCANDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS – CASO BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAGUARIBE, PARAÍBA

  • Kallyne Machado Bonifácio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Cajazeira – IFPB
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Resumo

A degradação decorrente de ações antrópicas é vista como realidade constante nas Bacias Hidrográficas do Brasil. A Bacia do rio Jaguaribe, por sua localização urbana, não foge á regra. Nesse contexto, estudos de percepção criam oportunidades á sensibilização de educandos no que tange à conservação da Bacia. O trabalho objetivou: a) investigar concepções sobre os problemas do rio, as concepções de meio ambiente e educação ambiental; b) analisar por meio de desenho como representam suas percepções. O meio ambiente é concebido como sinônimo de natureza. Em relação ao problema ambiental, destacam-se o lixo e o esgoto. Sobre educação ambiental, foi unânime o desconhecimento do termo. Obteve-se nos desenhos a significação natural (meio ambiente) e natural poluído sem a presença humana (problema ambiental). A relação com o ambiente próximo é eminentemente contextual. Somente a leitura crítica desse ambiente promoverá um sentimento de pertencimento com o meio dos quais fazem parte.
Como Citar
BONIFÁCIO, Kallyne Machado; ABÍLIO, Francisco José Pegado. PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DOS EDUCANDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS – CASO BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAGUARIBE, PARAÍBA. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 5, n. 2, jun. 2010. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/72>. Acesso em: 06 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educandos, problema ambiental, bacia hidrográfica