OLHANDO O LUGAR HÍDRICO E A MATA CILIAR DA MICROBACIA CABECEIRA DAS PIRANHAS NO DISTRITO DO MOCAMBO DO ARARI, EM PARINTINS – AMAZONAS
Resumo
Este artigo trata de observações e reflexões analíticas preliminares sobre os impactos negativos existentes na microbacia lago Cabeceira das Piranhas no Distrito do Mocambo do Arari, em Parintins/AM, como a redução da mata ciliar e assoreamento do canal. O objetivo principal foi de identificar impactos causados com a retirada da mata ciliar da microbacia lago Cabeceira das Piranhas do Distrito do Mocambo do Arari, propriamente na comunidade de São Tomé. Os fundamentos teóricos têm como base os ensinamentos de Moreira e Souza (1987), Tucci e Mendes (2006), Brito et al. (2007), Almeida e Barbosa (2017). Os procedimentos metodológicos adotados na coleta de dados foram observações direta, com o uso de caderno de campo; registro em fotografia e análise da qualidade da água através do equipamento, medidor multiparâmetro. Os resultados demonstram a redução da mata ciliar nas margens da microbacia causando a erosão do solo, assoreamento do canal, carreamento de resíduos sólidos para o leito do canal e possivelmente alteração físico-químico da água, porém não foi possível analisar o aspecto microbiológico; atentando para que preconiza a Resolução Conama 357/2005, a qual não possui padrão de análise dos parâmetros físico-químicos de águas pretas. Nessa observação preliminar poder-se-á apontar caminhos para a recuperação do equilíbrio hídrico/ambiental e assim manter a qualidade do lugar.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente - Resolução CONAMA. Resolução nº 357/2005, 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 18 de março de 2005.
BRITO, R. M.; SILVA, M. C; ARAUJO, K. D. Degradação das Matas Ciliares em Aragominas – TO. Geoambiente online. Jataí/GO. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/admin,+54-187-1-CE.pdf. Acesso em: 19 de abril de 2024.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Panorama Censo Demográfico 2022. RJ, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/mapas.html?localidade=&recorte=setores_censitarioAcesso em: 20 de abril. 2024.
MOREIRA, T.; SOUZA, E. D. Mata ciliar: vamos abrir os olhos? Revista Globo Rural. São Paulo, 1987.
SEMPLE, A. T. Problemas e pesquisas em pastagens. In: Fundamentos de manejo de pastagem. 1ª ed. São Paulo, 1970.
SILVA, M.S.R. Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas: contribuição para o enquadramento e preservação. Tese (Doutorado em Química) – Manaus: UFAM. 2013.
SOUZA, E. B. C. Estado: produção da região do Lago de Itaipu - turismo e crise energética. Tese (Doutorado em Geografia) – Presidente Prudente: UNESP. 2002.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.