A INTELIGÊNCIA NATURALISTA: um novo caminho para a educação ambiental

  • Valerie Nicolliere Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Fermin Garcia C. Velasco Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

A presente pesquisa propõe uma nova abordagem para a aprendizagem das questões ecológicas na infância a partir de uma análise da cognição humana. Fundamenta-se na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994), que preconiza a existência de oito inteligências no ser humano, inclusive uma Inteligência Naturalista. Os princípios da Educação para a Sustentabilidade formaram o alicerce filosófico e pedagógico para definir o Saber Ambiental. O estudo partiu da pergunta de como a Inteligência Naturalista se manifesta na interação com as demais inteligências e qual a sua relação com o Saber Ambiental. A investigação quanti-qualitativa foi realizada ao longo de dois anos (2002/2004) numa escola de Ensino Fundamental de Ilhéus, Bahia, Brasil, envolvendo 45 crianças de 1ª a 4ª séries. Os resultados sugerem que o desenvolvimento da Inteligência Naturalista é pressuposto para o desenvolvimento de um Saber Ambiental na segunda infância.
Publicado
05/06/2009
Como Citar
NICOLLIERE, Valerie; VELASCO, Fermin Garcia C.. A INTELIGÊNCIA NATURALISTA: um novo caminho para a educação ambiental. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 2, n. 2, jun. 2009. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/9>. Acesso em: 08 maio 2024.
Seção
Artigos