CLASSIFICAÇÃO GEOBIA APLICADA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MONTE ALEGRE

Autores

  • Saulo de Oliveira Folharini UNICAMP
  • Sirius Oliveira Souza UNICAMP

Palavras-chave:

Uso e ocupação, Sensoriamento Remoto, Planejamento Ambiental

Resumo

A gestão de bacias hidrográficas adota mecanismos legais e técnicos que aplicados no território têm por objetivo melhorar a qualidade ambiental. Entre os mecanismos técnicos, a interpretação e classificação de imagens de satélite é amplamente difundida nos estudos de planejamento. Uma possibilidade de classificação, que ganha importância na atualidade é a GEOBIA (Geographic Object Based Image Analysis) que interpreta, além dos padrões espectrais da imagem, os padrões de forma dos objetivos captados pelo sensor, tornando a classificação mais acurada. Portanto, ao ser aplicada em imagens de alta resolução Rapideye os resultados são mais detalhados, tornando esse método de classificação indicado ao planejamento de microbacias hidrográficas. O objetivo do presente estudo foi realizar um diagnóstico do uso e ocupação da bacia do córrego Monte Alegre aplicando a técnica GEOBIA, testando sua acurácia com pontos validados em campo. Os resultados demonstraram que a microbacia tem mais de 75% de sua área ocupada por algum tipo de atividade antrópica e a validação da classificação obteve índice Kappa de 0,85.

Biografia do Autor

  • Saulo de Oliveira Folharini, UNICAMP

    Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FFCL de São José do Rio Pardo (2008). Graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Mestre em Geografia (2015) pela Universidade Estadual de Campinas. Vínculo atual: Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

  • Sirius Oliveira Souza, UNICAMP
    Graduação em Geografia - Faculdade Pitágoras (2009). Especialista em Geografia - Universidade Estadual de Santa Cruz (2010). Mestre em Geografia - Universidade Federal do Espírito Santo (2013).  Vínculo atual: Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Folharini, S. de O., & Souza, S. O. (2017). CLASSIFICAÇÃO GEOBIA APLICADA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DA MICROBACIA DO CÓRREGO MONTE ALEGRE. REDE - Revista Eletrônica Do PRODEMA, 10(2). https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/371