EFEITOS DO EXTRATIVISMO DE FIBRAS DE CARNAÚBA, PIAUÍ, BRASIL

Autores/as

  • Irlaine Rodrigues Vieira Universidade Federal do Piauí
  • Jefferson Soares de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Maria Iracema Bezerra Loiola Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Palmeiras, artesanatos, conservação

Resumen

No litoral do Piauí, a produção de artesanatos de fibras extraídas da carnaúba vem intensificando sua exploração, podendo ocasionar danos a palmeira. Assim, objetivou-se verificar se o extrativismo de fibras em carnaúbas jovens e imaturas é ambientalmente viável. Foram selecionadas três comunidades, onde foi adotada o método de observação participante para registrar as técnicas e locais de extração. Em cada comunidade foi selecionada uma área extrativista e outra controle, nas quais durante um ano, foram monitoradas 120 palmeiras. Estas foram avaliadas quanto à intensidade de extrativismo, produção de folhas, crescimento e sobrevivência. Verificou-se que o extrativismo é perene e preserva a vida da espécie. Entretanto, o desenvolvimento da planta foi negativamente afetados quando a intensidade de exploração mensal era maior que 25%. Os dados sugerem que para a atividade ser ambientalmente viável é necessário que a extração mensal não exceda a 25% e que ocorra um pousio das áreas exploradas.

Biografía del autor/a

  • Irlaine Rodrigues Vieira, Universidade Federal do Piauí
    Graduada em Ciências biológicas e Mestre em Desenvolvimento e Meio ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Piauí. Bióloga da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso, Parnaíba, Piauí.
  • Jefferson Soares de Oliveira, Universidade Federal do Piauí
    Graduado em Ciências biológicas, Mestre e Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de biomedicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso, Parnaíba,Piauí.
  • Maria Iracema Bezerra Loiola, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em biologia vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.  

Publicado

2016-03-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Vieira, I. R., Oliveira, J. S. de, & Loiola, M. I. B. (2016). EFEITOS DO EXTRATIVISMO DE FIBRAS DE CARNAÚBA, PIAUÍ, BRASIL. REDE - Revista Eletrônica Do PRODEMA, 10(1). https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/247