ECOVILA: UMA NOVA FORMA DE (CON)VIVER

Autores

  • Camilla Barroso Sales Universidade Federal do Ceará
  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo Universidade Federal do Ceará
  • Marcondes Araújo Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ecovila, Comunidade

Resumo

Este artigo pretende apresentar elementos de uma pesquisa realizada na Comunidade Inkiri Piracanga, localizada em Maraú, próximo a Itacaré, no litoral sul do Estado da Bahia. Serão analisadas suas práticas ecológicas, a vida cotidiana e alguns projetos vivenciados. Para isso foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observações diretas das atividades da Comunidade. Entre alguns projetos existentes na Comunidade Inkiri, estão a Escola da Natureza, a Escola Inkiri e a Universidade Viva. Os moradores da Inkiri Piracanga se responsabilizam por tudo que é gerado por eles, como os resíduos e o esgoto, tendo seus próprios meios de tratamento e propõem um estilo de vida de baixo impacto ambiental que impulsiona uma nova forma de viver com a natureza e com as pessoas.

Biografia do Autor

  • Camilla Barroso Sales, Universidade Federal do Ceará

    Gestora Ambiental e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Ceará.

     

  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo, Universidade Federal do Ceará
    Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (UFC).
  • Marcondes Araújo Lima, Universidade Federal do Ceará
    Professor do Departamento de Arquitetura da UFC. Doutor em Arquitetura pela The University of Queensland. 

Downloads

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Sales, C. B., Esmeraldo, G. G. S. L., & Lima, M. A. (2021). ECOVILA: UMA NOVA FORMA DE (CON)VIVER. REDE - Revista Eletrônica Do PRODEMA, 1(15), 151-167. https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/424