ESTRATÉGIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

  • Maria do Carmo Martins Sobral Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Resumo

Entre os desafios da gestão dos recursos hídricos no semiárido nordestino, destacam-se os relacionados aos conflitos existentes entre os múltiplos usos e ao controle deficiente das fontes de poluição por parte dos órgãos de controle ambiental. Tais problemas são acentuados uma vez que os trópicos semiáridos apresentam por natureza uma região que demonstra periodicamente problemas de escassez e de qualidade de água. Os conflitos de uso tendem a se acentuar diante do quadro de mudanças climáticas. Para enfrentar esses desafios faz-se necessário desenvolver estratégias de análises ambientais integradas, que forneçam elementos norteadores de planejamento e re-ordenação do território, evidenciando as potencialidades e limitações do uso da água e do solo. 

Biografia do Autor

Maria do Carmo Martins Sobral, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Saneamento Ambiental, pela Technische Universitätt Berlin, TUB, Alemanha.
Como Citar
SOBRAL, Maria do Carmo Martins. ESTRATÉGIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 7, n. 2, nov. 2011. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/170>. Acesso em: 02 maio 2024.
Seção
Ensaios

Palavras-chave

Gestão dos Recursos Hídricos; Mudanças Climáticas; Semiárido.