O RECURSO NATURAL ÁGUA NO CONTEXTO DA ESCASSEZ: O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NO ALTO TRECHO DA BACIA DO RIO PAJEÚ, PERNAMBUCO

  • Emanuel Fernando de Andrade Borges Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Vanice Santiago Fragoso Selva Universidade Federal de Pernambuco
  • Deivide Benicio Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Jailson Jorge Cardoso Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


O recurso natural água compõe o grupo dos elementos naturais essenciais à existência e perpetuação da vida na Terra, sendo um fator limitante para o desenvolvimento humano. O acesso e a boa gestão da água têm sido uma preocupação histórica no semiárido brasileiro, visto que a região possui características climáticas de concentração de chuvas em um curto período de tempo e estiagens cíclicas prolongadas. Nesse contexto, tecnologias simples e capazes de captar diretamente a água da chuva ou de cursos d’águas têm sido aplicadas na área, como solução eficiente econômica e ecologicamente para os problemas básicos da população local, especialmente no âmbito do acesso à água para consumo doméstico e para pequena produção familiar de subsistência. Sendo assim, a busca pela lógica da convivência, por parte da população local, com as características do semiárido brasileiro, passa, necessariamente, pela formulação, execução e monitoramento dessas tecnologias sociais.

Biografia do Autor

Emanuel Fernando de Andrade Borges Filho, Universidade Federal de Pernambuco
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2006); especialização em Geografia do Mundo Tropical pela Universidade de Pernambuco (2008) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ensino da Geografia, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, turismo, gestão da água, desenvolvimento local e meio ambiente.
Publicado
09/11/2015
Como Citar
BORGES FILHO, Emanuel Fernando de Andrade et al. O RECURSO NATURAL ÁGUA NO CONTEXTO DA ESCASSEZ: O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NO ALTO TRECHO DA BACIA DO RIO PAJEÚ, PERNAMBUCO. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 8, n. 2, nov. 2015. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/238>. Acesso em: 04 maio 2024.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Água; Tecnologias Sociais; Semiárido