O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PODE SER UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL?

  • Maíra Batista Braga Fundação Mamíferos Aquáticos
  • Vanice Santiago Fragoso Selva Universidade Federal de Pernambuco

Resumen


No Litoral do Nordeste brasileiro o turismo tem se expandido modificando lugares, de forma que localidades que são espaços de vida de comunidades são transformadas em lugares turísticos. Quando segue apenas a lógica do capital e não são considerados os anseios da população, o turismo tende a ser globalizado e massivo, alterando dinâmicas sociais, culturais, econômicas e ecológicas do lugar, por vezes excluindo populações dos novos processos instalados. Em contraposição, emerge o Turismo de Base Comunitária (TBC), baseado nos princípios do desenvolvimento sustentável local e inclusão social, proporcionando benefícios socioeconômicos a partir de vivências em ambientes naturais e socioculturais locais. Partindo de pesquisa bibliográfica, visitas a campo, observações, entrevistas, oficinas participativas e análises de conteúdo, buscou-se conhecer iniciativas de TBC, destacando-se as experiências de Porto de Pedras/AL e de Ponta Grossa, Icapuí/CE. Com base nos resultados obtidos a partir das experiências estudadas, admite-se que o TBC pode ser uma interessante e importante alternativa para o desenvolvimento local de comunidades e municípios, na perspectiva da sustentabilidade socioambiental.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Vanice Selva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2007-2012); professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2000-2012). Atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco atuando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA e nos cursos de graduação em Geografia e em Turismo. Coordena o Laboratório de Pesquisas Integradas de Gestão Ambiental do Prodema. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão do Território atuando principalmente nos seguintes temas: análise e gestão ambiental do território, governança ambiental, ecoturismo, turismo, ambiente, educação ambiental e sustentabilidade.
Publicado
17/03/2016
##submission.howToCite##
BRAGA, Maíra Batista; SELVA, Vanice Santiago Fragoso. O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PODE SER UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL?. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 1, mar. 2016. ISSN 1982-5528. Disponible en: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/272>. Fecha de acceso: 19 may 2024
Sección
Artigos

Palabras clave

Economia Solidária