O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PODE SER UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL?

  • Maíra Batista Braga Fundação Mamíferos Aquáticos
  • Vanice Santiago Fragoso Selva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


No Litoral do Nordeste brasileiro o turismo tem se expandido modificando lugares, de forma que localidades que são espaços de vida de comunidades são transformadas em lugares turísticos. Quando segue apenas a lógica do capital e não são considerados os anseios da população, o turismo tende a ser globalizado e massivo, alterando dinâmicas sociais, culturais, econômicas e ecológicas do lugar, por vezes excluindo populações dos novos processos instalados. Em contraposição, emerge o Turismo de Base Comunitária (TBC), baseado nos princípios do desenvolvimento sustentável local e inclusão social, proporcionando benefícios socioeconômicos a partir de vivências em ambientes naturais e socioculturais locais. Partindo de pesquisa bibliográfica, visitas a campo, observações, entrevistas, oficinas participativas e análises de conteúdo, buscou-se conhecer iniciativas de TBC, destacando-se as experiências de Porto de Pedras/AL e de Ponta Grossa, Icapuí/CE. Com base nos resultados obtidos a partir das experiências estudadas, admite-se que o TBC pode ser uma interessante e importante alternativa para o desenvolvimento local de comunidades e municípios, na perspectiva da sustentabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Vanice Santiago Fragoso Selva, Universidade Federal de Pernambuco
Vanice Selva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2007-2012); professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2000-2012). Atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco atuando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA e nos cursos de graduação em Geografia e em Turismo. Coordena o Laboratório de Pesquisas Integradas de Gestão Ambiental do Prodema. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão do Território atuando principalmente nos seguintes temas: análise e gestão ambiental do território, governança ambiental, ecoturismo, turismo, ambiente, educação ambiental e sustentabilidade.
Publicado
17/03/2016
Como Citar
BRAGA, Maíra Batista; SELVA, Vanice Santiago Fragoso. O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA PODE SER UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL?. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 10, n. 1, mar. 2016. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/272>. Acesso em: 19 out. 2025.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Economia Solidária