EROSÃO COSTEIRA E ESTRTUTURAS DE PROTEÇÃO NO LITORAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (CEARÁ, BRASIL): UM CONTRIBUTO PARA ARTIFICIALIZAÇÃO DO LITORAL
Resumo
A erosão costeira, em trechos urbanizados da costa cearense, tem provocado mudanças na paisagem. Este processo é consequência da artificialização dos sistemas naturais pelas atividades humanas, que tem provocado a diminuição do abastecimento sedimentar e consequente erosão. Nesse sentido, fazem-se necessárias medidas interventivas de proteção do litoral, a fim de minimizar os impactos ambientais e defender o patrimônio urbano. É cada vez mais comum que haja investimentos em estruturas rígidas de proteção costeira, consequentemente, potencializando o processo de artificialização da costa. Este estudo tem por objetivo realizar uma análise das obras de engenharia costeiras ao longo do litoral da Região Metropolitana de Fortaleza - RMF, destacando todos os elementos de defesa costeira artificial e estrutural. Para isso, foram utilizadas ferramentas computacionais de análise espacial por meio de técnicas geoprocessamento. No litoral da RMF foram identificadas 72 estruturas de engenharia costeira, sendo o litoral de Fortaleza, o mais artificial.
Palavras-chave
A revista REDE reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDE.