PARÂMETROS FISIOGRÁFICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA RODOVIA SANTARÉM-CUIABÁ (BR-163), ESTADO DO PARÁ (BRASIL)

  • Franciney Carvalho da Ponte UFPA
  • Ana Maria Medeiros Furtado UFPA
  • Christian Nunes da Silva Universidade Federal do Pará
  • João Marcio Palheta da Silva UFPI
  • Rosemildo Santos Lima UFPA

Resumo


O presente trabalho tem a preocupação de mostrar as relações existentes entre a geografia física e a implantação de rodovias em determinados trechos do estado do Pará, considerando que a maioria dos traçados dessas estradas não obedeceu as condicionantes do meio físico dado a rapidez com que foram construídas, além dos problemas advindos de sua utilização, sobretudo de unidades de relevo diferenciadas o que sucedeu com a maioria dos eixos e sistemas rodoviários do País. Inclui os mapeamentos temáticos (geologia, unidades de relevo, solos, vegetação e uso da terra), mostrando o trajeto da rodovia BR-163, no contexto do estado do Pará. Admite-se que a implantação dos grandes eixos e sistemas rodoviários dentro da geografia física é assunto polêmico considerando que as investigações geográficas são imprescindíveis às questões de transporte levando em conta que toda via de circulação é inseparável do meio geográfico tanto no campo físico como no socioeconômico.


Biografia do Autor

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará
Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará. Pesquisador do GAPTA/CNPq, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).
Como Citar
PONTE, Franciney Carvalho da et al. PARÂMETROS FISIOGRÁFICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA RODOVIA SANTARÉM-CUIABÁ (BR-163), ESTADO DO PARÁ (BRASIL). REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 9, n. 2, mar. 2016. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/326>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos