PARÂMETROS FISIOGRÁFICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA RODOVIA SANTARÉM-CUIABÁ (BR-163), ESTADO DO PARÁ (BRASIL)
Resumo
O presente trabalho tem a preocupação de mostrar as relações existentes entre a geografia física e a implantação de rodovias em determinados trechos do estado do Pará, considerando que a maioria dos traçados dessas estradas não obedeceu as condicionantes do meio físico dado a rapidez com que foram construídas, além dos problemas advindos de sua utilização, sobretudo de unidades de relevo diferenciadas o que sucedeu com a maioria dos eixos e sistemas rodoviários do País. Inclui os mapeamentos temáticos (geologia, unidades de relevo, solos, vegetação e uso da terra), mostrando o trajeto da rodovia BR-163, no contexto do estado do Pará. Admite-se que a implantação dos grandes eixos e sistemas rodoviários dentro da geografia física é assunto polêmico considerando que as investigações geográficas são imprescindíveis às questões de transporte levando em conta que toda via de circulação é inseparável do meio geográfico tanto no campo físico como no socioeconômico.
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