POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL:

AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÕES DE USO

Resumo

O Parque Nacional de Ubajara (Parna Ubajara) é um mosaico paisagístico que integra uma rica biodiversidade, expressa por uma exuberante mata pluvionebular, e uma geodiversidade caracterizada pelo contato do glint da Ibiapaba e a depressão Sertaneja e a maior província espeleológica do estado do Ceará. Com base no potencial dos elementos ambientais, em especial dos de caráter abiótico, o presente estudo realiza a avaliação quantitativa do potencial didático do geopatrimônio do Parna Ubajara e apresentar propostas de uso educativo dessas potencialidades para o ensino formal e informal. A metodologia empregada parte do inventário e avaliação quantitativa dos locais de interesse geológico, posteriormente é proposto um programa de educação ambiental para o Parna Ubajara. A pesquisa revela o potencial didático do geopatrimônio local, uma vez que todos os onze sítios inventariados alcançaram relevância nacional. As propostas de uso didático integram diferentes atores sociais da região e demonstram o critério aplicado da temática da geoconservação.  

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Publicado
19/01/2022
Como Citar
ALVES MEIRA, Suedio; DA SILVA, Edson Vicente. POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL:. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 17-29, jan. 2022. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/675>. Acesso em: 24 abr. 2024.