POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL:

AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÕES DE USO

Resumo

O Parque Nacional de Ubajara (Parna Ubajara) é um mosaico paisagístico que integra uma rica biodiversidade, expressa por uma exuberante mata pluvionebular, e uma geodiversidade caracterizada pelo contato do glint da Ibiapaba e a depressão Sertaneja e a maior província espeleológica do estado do Ceará. Com base no potencial dos elementos ambientais, em especial dos de caráter abiótico, o presente estudo realiza a avaliação quantitativa do potencial didático do geopatrimônio do Parna Ubajara e apresentar propostas de uso educativo dessas potencialidades para o ensino formal e informal. A metodologia empregada parte do inventário e avaliação quantitativa dos locais de interesse geológico, posteriormente é proposto um programa de educação ambiental para o Parna Ubajara. A pesquisa revela o potencial didático do geopatrimônio local, uma vez que todos os onze sítios inventariados alcançaram relevância nacional. As propostas de uso didático integram diferentes atores sociais da região e demonstram o critério aplicado da temática da geoconservação.  

Referências

BORBA, A. W.; SELL, J. C. Uma reflexão crítica sobre os conceitos e práticas da geoconservação. Geographia Meridionalis, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 02–28, 2018.
BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Braga: Palimage Editores, 2005.
CARCAVILLA, L.; DURÁN, J. J.; LOPEZ-MARTÍNES, J. Geodiversidade: concepto y relación con el patrimonio geológico. Geo-Temas, Las Palmas de Gran Canaria, v. 10, p. 1299-1303, 2008.
GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. 2 ed. Chichester: John Wiley and Sons, 2013. 495p.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – ICMBIO. Plano de manejo do Parque Nacional de Ubajara: Encarte 1, Informações gerais sobre a unidade de conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2002a, 11p.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – ICMBIO. Plano de manejo do Parque Nacional de Ubajara: Encarte 6, Planejamento. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2002b, 138p.
MEIRA, S. A.; NASCIMENTO, M. A. L.; DANTAS, T. B.; SILVA, E. V. Geoconservação no Geossítio Trilha Ubajara-Araticum, Parque Nacional de Ubajara, Ceará, Brasil. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 38, p. 42-57, 2019.
MEIRA, S. A. Subsídios ao planejamento e propostas de promoção do geopatrimônio do Parque Nacional de Ubajara, Ceará, Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) – Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Ceará. 2020.
NIETO, L. M. Geodiversidad: propuesta de una definición integradora. Boletín Geológico y Minero, s.l., v. 112, n. 2, p. 3-12, 2001.
PEREIRA, R. G. F. A. Geoconservação e desenvolvimento sustentável na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). Tese (Doutorado em Ciências. Área de conhecimento em Geologia). Braga, Portugal: Escola de Ciências, Universidade do Minho. 2010.
Publicado
19/01/2022
Como Citar
ALVES MEIRA, Suedio; DA SILVA, Edson Vicente. POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL:. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 17-29, jan. 2022. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/675>. Acesso em: 22 maio 2024.